Na semana passada, foi realizado na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) o curso intensivo Eventos, Cerimonial e Protocolo Nacional e Internacional, destinado a 30 servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia e Emeron, que atuam no cerimonial e organização de cursos e eventos do Poder Judiciário do Estado. A formação foi ministrada por Gilda Fleury, do Ibradep, Instituto Paulista de Capacitação em Gestão da Comunicação.

O curso de 24 horas-aula abordou assuntos como a coordenação, planejamento e organização de eventos, normas protocolares de precedência e autoridades, formas de tratamento, símbolos nacionais e estrangeiros, implantação da cerimônia, credenciamento e recepção, e normas para recepção de visitas oficiais. Gilda, que tem quase 40 anos de atuação na área e é doutora honoris causa pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, de São Paulo, destaca a importância estratégica do cerimonial: “Não é algo supérfluo, e sim uma ferramenta da comunicação que visa otimizar o resultado do evento”.

A ministrante explica que o cerimonial atua diretamente no conceito e imagem da instituição. “O evento bem feito, com a definição correta e cerimonial implantado, atinge o seu objetivo, que pode ser institucional, de divulgar um trabalho, uma campanha ou o tribunal como um todo, então todo mundo trabalhando coeso, um somando com o outro – e a turma me pareceu dessa forma –, a imagem/conceito do TJ melhorará demais”, afirma.

Ao longo dos três dias de curso, além da teoria apresentada, os alunos assistiram a vídeos exemplificando os temas estudados e também praticaram exercícios em grupo de simulação de situações. Para o coordenador de cerimonial do TJRO, Edielson Pereira, foi uma excelente oportunidade de aprimoramento da equipe: “Tanto a Emeron quanto o Tribunal de Justiça precisam muito do bom trato em receber as autoridades, os participantes dos cursos, todos aqueles que adentram ao tribunal, e o cerimonial tem papel preponderante nesse sentido, então na recepção, como mestres de cerimônia e na organização dos eventos, precisamos ser impecáveis e para isso a equipe precisa ser coesa, com mais capacidade técnica e aprimoramento”.

A formação já havia sido ofertada anteriormente, há cinco anos, mas desta vez foi desenhada especialmente para as necessidades do PJRO. “Foi uma experiência completamente diferente e a turma é extremamente participativa, com perguntas muito boas, positivas, pontuais e pragmáticas, foi excelente não só pela modernidade do curso que a gente trouxe e experiências novas, mas pela participação”, elogia Gilda.

Edielson garante a qualidade do curso ofertado: “Quem esteve aqui pôde ganhar muito, não só como profissional, mas também como ser humano e para conseguir atender a eventos locais, estaduais, nacionais e até internacionais”. O coordenador acredita no crescimento e evolução do cerimonial do TJRO, junto de seus servidores. “A maioria dos colegas não são lotados no cerimonial e mesmo assim se predispõem, estiveram aqui e contribuem muito, e com esse aprimoramento tendemos a evoluir, a melhorar e é isso que agradecemos”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados