Em fevereiro, a pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, oferecida pela Escola da Magistratura do Estado (Emeron) a 30 oficiais e praças da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) da capital e interior, retornou às aulas para o ano final da especialização. Foram ministrados dois módulos da disciplina de gestão de pessoas, um voltado à abordagem estratégica e teórica e o outro à prática.

Ambos tiveram como professor o doutor em administração Jean Carlo Santos, que no módulo estratégico dos dias 7 e 8 buscou introduzir a teoria da administração de recursos humanos, seus conceitos, histórico evolutivo e macroprocessos. Também foram abordados os papéis estratégicos do gestor de pessoas na administração pública, bem como os desafios e perspectivas contemporâneas, além das teorias motivacionais. Já nos dias 21 e 22, o módulo prático focou na avaliação de resultados, desempenho e competências.

Agleydson Cavalcante, major da PMRO em Porto Velho, onde é diretor de orçamento e finanças, teve as expectativas em relação à disciplina supridas: “Com os conhecimentos adquiridos durante essa pós-graduação, pretendemos analisar a estrutura organizacional da nossa instituição e fazer a aplicação de todos os módulos, e um dos principais é a gestão de pessoas, que devem ser valorizadas assim como o serviço a ser desencadeado para atendimento da sociedade”. Para ele, as pessoas são uma das partes mais importantes da instituição, “porque se você tem uma pessoa motivada, que tem conhecimento, técnica e treinamento, ela vai aplicar tudo isso e desenvolver um serviço de qualidade, fazendo com que o nome da instituição seja elevado ao máximo junto à sociedade”.

Ao abordar a função e a importância dos recursos humanos, sua evolução histórica até chegar ao modelo estratégico e o que esperar do planejamento estratégico, Jean propôs atividades de diagnóstico e prognóstico do processo de treinamento da organização. Também tratou das práticas de liderança exemplar: “É o desafio da liderança, inspirar uma visão compartilhada ao traçar os caminhos, além de desafiar o processo e encorajar o ânimo, capacitando os outros a agir”.

O diretor da PM acredita que os módulos possibilitarão implementar esses conhecimentos na instituição ou melhorar o que já é feito. “Lá nós já temos vários sistemas de RH e gestão de pessoas, agora só estamos acrescentando as novas ideias que estão surgindo”, diz. A turma está prevista para conclusão em setembro deste ano, quando haverá o seminário de apresentação dos trabalhos de conclusão de curso. “Todos os pós-graduandos estão trabalhando em projetos voltados à nossa atividade e sua aplicabilidade, porque são as nossas necessidades, e vários são em gestão de pessoas, então isso só vai incrementar e acrescentar mais ainda ao nosso conhecimento”, afirma Agleydson.

Desde que o curso começou, em maio do ano passado, já foram promovidas três reuniões com o comando-geral da PMRO nas quais os pós-graduandos levaram propostas para avaliação e aplicação nas atividades das unidades da corporação. “Está sendo de bom proveito, pois estamos dinamizando mais ainda o serviço com a teoria que aprendemos aqui, praticando diariamente nas atividades administrativas e operacionais”, finaliza o major.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados