No último fim de semana, dias 6 e 7 de março, foi realizado mais um módulo da pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, fruto de parceria da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) com a Polícia Militar estadual. Destinada a 30 oficiais e praças da corporação, a especialização teve a disciplina Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador ministrada pela psicóloga do trabalho da própria PMRO, capitã Cláudia Cabral.

A profissional abordou a gestão de pessoas, tema dos dois módulos de fevereiro, aplicada à valorização e saúde do trabalhador, com seu contexto, conceito, objetivos, processos, evolução histórica e importância, além dos componentes dos programas de higiene, saúde ocupacional e segurança do trabalho, como a prevenção de acidentes e estresse. “A disciplina consiste em, além dos conceitos, também apresentar as principais práticas de promoção de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho, já que o objetivo da pós como um todo é fomentar o exercício da gestão pública planejada e estratégica”, diz Cláudia.

As unidades sobre higiene, saúde e qualidade de vida utilizaram vídeos e estudos de caso. Para encerrar os conteúdos, no segundo dia, foram debatidos os fatores de risco e proteção psicossocial relacionados ao trabalho. Como atividade final da disciplina, os pós-graduandos elaboraram coletivamente um projeto com dotação orçamentária para apresentar ao Comando Geral da PMRO, de compra e implementação de aplicativo de gestão da informação em saúde e qualidade de vida do trabalhador, visando o bem-estar, satisfação e saúde das pessoas, bem como o aumento da produtividade e a ampliação do serviço de qualidade ao cidadão. “Hoje na polícia a gente tem um programa de saúde do trabalhador, entretanto nos faltam algumas ferramentas, então um dos objetivos é apresentar algo prático para o comando, para que a gente possa melhorar as práticas de promoção de saúde”, pontua a ministrante.

Cláudia elogiou o desempenho dos colegas de corporação: “Independente de posto ou graduação, sem dúvida é uma turma de alto rendimento, bastante reflexiva e engajada”. Ela conta que aproveitou para conversar bastante sobre o nível de qualidade de vida que há hoje na PMRO. “E também o que a gente espera e como podemos utilizar essas ferramentas no futuro”, completa.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados