A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) está com inscrições abertas a magistrados para sua nova pós-graduação lato sensu, em Direito Ambiental. Composto de turma única, o curso está previsto para o período de 22 de maio de 2020 a 26 de novembro de 2021, com aulas quinzenais realizadas aos finais de semana e carga horária total de 400 horas, distribuídas em 19 disciplinas e elaboração de trabalho de conclusão. As inscrições vão até a próxima sexta-feira, dia 20 de março, por meio de formulário no menu Inscrições do site da Escola (emeron.tjro.jus.br).

O objetivo geral da nova especialização é propiciar conhecimentos na área do Direito Ambiental, de modo que o egresso tenha uma formação humanística, cultural e crítico-valorativa, sendo capaz de aplicar as normas legais para a preservação do ecossistema e o enfrentamento dos crimes ambientais, além de observar as necessidades locais e regionais de forma a contribuir para a melhoria da qualidade da vida e do desenvolvimento humano, com o uso racional dos recursos naturais sob a ótica da sustentabilidade da relação do homem com a natureza. Entre as disciplinas previstas para o primeiro ano do curso, estão: Direito Ambiental e Constituição, Jurisprudência Ambiental no Brasil, Dano Ambiental e Direito Ambiental Internacional.

O Tribunal de Justiça de Rondônia se insere nas questões regionais intrínsecas à sua realidade amazônica, o que exige como foco as preocupações socioambientais. A localização geográfica e a organização populacional (negros, índios e caboclos) impõem à instituição um olhar para as possibilidades de diminuir as desigualdades sociais, regionais e econômicas. No âmbito da educação corporativa, a Emeron tem buscado o aprimoramento institucional, por meio de parcerias com vários órgãos, implantando projetos e programas que visem estender e ampliar benefícios à sociedade rondoniense e a produzir conhecimentos sobre questões inerentes ao desenvolvimento de Rondônia como estado da Amazônia, com parte de seu território constituído de reservas florestais e indígenas, sendo um dos estados com grande índice de proteção ambiental do país.

Vagas

Para o novo curso de Direito Ambiental, serão oferecidas 55 vagas, destinadas ao Poder Judiciário do Estado de Rondônia e instituições que mantêm interface com este Poder e compõem o sistema de proteção ambiental, conforme indicação das instituições. Quanto às vagas destinadas aos magistrados do TJRO, serão selecionados 10 juízes das comarcas do interior do estado e 5 da capital, a partir das inscrições e posterior deliberação da Corregedoria Geral da Justiça. As inscrições vão até a próxima sexta-feira, dia 20 de março, por meio de formulário no menu Inscrições do site da Escola.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3217-1066