Ao longo da semana passada, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizou a primeira unidade do curso Gestão de Gabinete frente ao PJe e CPE, voltado a magistrados. Ofertada na modalidade de educação a distância, a formação segue por mais duas semanas, com uma unidade cada, até 5 de junho.

Com a instituição do Processo Judicial eletrônico (PJe) e da Central de Processos Eletrônicos (CPE), passaram a ser exigidas novas competências dos magistrados, visto o necessário alinhamento entre o controle e o monitoramento, vinculado, ainda, aos recursos humanos e tecnológicos disponíveis, imprescindíveis para o alcance de um melhor desempenho e eficiência. Ministrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Emeron, tendo o juiz Cristiano Mazzini e o servidor Rodolfo Fernandes como tutores, o curso tem o objetivo de aprimorar os serviços judiciais e capacitar os magistrados a gerir o gabinete de forma mais segura e eficaz, por meio da utilização das ferramentas disponíveis, reconhecendo o seu papel de gestor e importância para o alcance dos objetivos institucionais.

As atividades são divididas em videoaulas, gravadas para o AVA, e fóruns de discussão, além de uma aula on-line semanal, por ferramenta de videoconferência. Entre os conteúdos abordados, estão: Atos, Provimentos e Resoluções do Tribunal de Justiça afetos à Secretaria de 1º Grau; Elementos do Módulo Gabinete e PJe; O gabinete e a nova estrutura; Interação Gabinete e CPE; Cronograma de Migração e seus Impactos; Papel da Corregedoria; Liderança e Gestão de Pessoas; Produtividade da Unidade; Indicadores da Correição e Monitoramento da Corregedoria-Geral da Justiça; Metas Nacionais (CNJ); Procedimento de controle de produtividade dos servidores; Motivando a equipe; Como alinhar metas nacionais com metas internas; Plano de Ação.

A unidade da semana inicial foi voltada à quebra de paradigmas, para que os participantes conhecessem e analisassem as principais tendências quanto à implementação de processos de inovação, possibilitando processos mais eficientes, produtivos e criativos, além de compreender o PJe e a CPE para contribuir ao estabelecimento de um ambiente criativo e inspirador para o trabalho. As videoaulas tiveram como foco a ordem cronológica da instalação e linha histórica da CPE, ferramentas gerenciais, sistema de gestão de tabelas processuais unificadas e elementos do alvará eletrônico.

Para Mazzini, mesmo em EaD, a formação “possibilitou o contato de vários colegas ao mesmo tempo, por meio dos fóruns, onde tivemos feedback amplamente positivo”. Um dos alunos, o juiz Audarzean Santana elogiou a formatação: “A experiência de participar do curso a distância tem sido muito proveitosa, na primeira unidade foi possível conhecer mais sobre a história da CPE e seus impressionantes resultados, as tabelas processuais e o alvará, parabéns à Escola da Magistratura e à tutoria pelo excelente curso”.

Nesta segunda semana, as temáticas trabalhadas estão voltadas à liderança e gestão atreladas às metas. O curso se encerra no próximo dia 5 de junho, com a construção individual de planos de ação pelos magistrados participantes, com base nos tópicos estudados, com metas para implementação em suas unidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados