A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, nos dias 13 e 14 deste mês, a primeira turma do Módulo 3, do Nível 1, do curso de Formação de Formadores. O curso visa ao desenvolvimento de competências de magistrados e servidores que atuam no planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes. Os módulos 1 e 2, que tem por objetivo a sedimentação da base teórico-prática sobre o trabalho docente no que se refere a planejar e realizar o ensino, foram realizados de forma presencial e a distância, respectivamente, no segundo semestre do ano passado.

Iniciando o encontro, a Professora Léa Anastasiou proferiu palestra sobre o uso de estratégias metodológicas (ativas) e avaliativas. Em sua exposição, ela ressaltou a importância de o formador se avaliar no percurso do curso e de buscar novas trilhas, refazendo ações sempre que necessárias. Em seguida, um debate com questões formuladas pelos formadores foi realizado.

No segundo dia do curso, o tema “O Trabalho do formador – Organização da Formação para o desenvolvimento de competências profissionais no contexto da magistratura” foi abordado pela professora Acácia Zeneida Kuenzer, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Com o intuito de discutir e aperfeiçoar os temas já expostos na etapa virtual do curso, foram organizadas três oficinas, nas quais os alunos se dividiram e exploraram como conteúdos: “O desenvolvimento dos princípios da ética e do humanismo como temas transversais da formação de magistrados formadores”, “Aspectos da avaliação aplicada à formação de magistrados formadores” e “Aplicação da metodologia ativa com vistas ao desenvolvimento de competências.

De forma geral, o Módulo 3 visa possibilitar aos formadores condições para analisar, reflexivamente, a prática docente, levando em consideração o percurso do trabalho e a formação no âmbito da magistratura. Essa terceira etapa faz parte do novo currículo da formação de formadores da Enfam para 2017 e tem como foco o desenvolvimento docente. Participaram dessa etapa magistrados e servidores das áreas pedagógicas das escolas judiciais e de magistratura que já tenham concluído os demais módulos. Representando a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON) participam do curso de Formação de Formadores - Nível 1, os magistrados formadores Edenir Rosa e Úrsula Souza e a pedagoga Marciane Rossi.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações da Enfam)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondoniafacebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440