A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON) avançou mais uma etapa do processo de informatização de sua biblioteca. Na manhã da última quarta-feira, 14, o Sistema Integrado de Bibliotecas – PERGAMUM, ferramenta informatizada de gerenciamento de dados recentemente adquirida pela Escola foi apresentada aos servidores.
A apresentação ficou a cargo do bibliotecário da Emeron, Celson Íris da Silva, que passou por treinamento de duas semanas na sede da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), instituição responsável pelo desenvolvimento do sistema. Celson apresentou aos colegas os recursos disponíveis no software, especialmente os dois módulos que serão prontamente utilizados pela Emeron: biblioteca e gestão de documentos acadêmicos.
O módulo biblioteca já está em fase experimental com o cadastramento das obras e ajustes funcionais. Quando entrar em funcionamento, o que deve ocorrer nas próximas semanas, os usuários poderão consultar todo o acervo da Emeron, composto por mais de 7 mil títulos disponíveis dentre livros, periódicos, trabalhos acadêmicos, CD-Room’s e DVD’S. Também poderão fazer reservas, pedidos de cópias de artigos científicos disponíveis em outras bibliotecas e renovação de empréstimos totalmente online.
O segundo módulo, de gestão de documentos acadêmicos, atenderá a Divisão de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA) com a vinculação de documentos como frequências, certificados e certidões aos planos de ensino dos cursos, facilitando o gerenciamento dessas informações. Além da melhoria no atendimento, a gestão documental é ponto importante para a avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE) quanto ao reconhecimento da Escola enquanto instituição de ensino.
PERGAMUM
O sistema contempla as principais funções de uma biblioteca visando facilitar a gestão dos centros de informação e melhorar a rotina diária com o acervo e seus usuários. Aproximadamente 8.000 bibliotecas em todo o Brasil utilizam o software de forma totalmente integrada.
Com a aquisição, a Emeron iniciará o processo de informatização de sua biblioteca, resultando em uma melhor gestão do acervo em diversos aspectos, desde a compra de obras até os empréstimos. Dentre os processos que podem ser realizados pela ferramenta estão a catalogação (registro de informações sobre um determinado documento), que poderá ser feita pela importação de catalogação já feita por outro centro de informação, o gerenciamento digital do acervo tanto pela biblioteca quanto pelos usuários e a ligação das bibliografias dos planos de ensino das ações formativas realizadas pela Emeron com o acervo cadastrado.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO