Na primeira quinzena de agosto, duas pós-graduações lato sensu oferecidas pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) retornaram às aulas, de forma virtual: a Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) e em Gestão Cartorária Judicial (GESC). No caso da EDCM, o formato a distância tinha sido adotado ainda no primeiro semestre letivo, desde o início da pandemia do coronavírus, enquanto na GESC foi necessário adiar as disciplinas previstas a partir de abril, para reorganização do cronograma para o modo online.

Outra pós-graduação da Emeron, em Gestão Pública (GEP), exclusiva para policiais por meio de uma parceria com a Polícia Militar de Rondônia, já havia reiniciado suas aulas no formato Educação a Distância (EaD) em julho, também após uma pausa para readequação do formato e calendário das disciplinas a partir da suspensão das atividades presenciais na Escola, em vigor desde março.

No primeiro fim de semana deste mês, a turma da GESC, formada por 30 servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia que atuam em cartórios de comarcas de todo o estado, participou pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina Deontologia, ministrada pelo professor da Emeron e juiz do TJRO Ilisir Rodrigues. O módulo refere-se ao conjunto de princípios e regras de conduta inerentes à profissão, tendo em vista a correção de intenções e ações em relação a direitos, deveres ou princípios, nas relações com a sociedade.

Foram apresentadas teorias e correntes filosóficas, como de Aristóteles e Kant, para desenvolver a consciência crítica sobre a atuação ética dos agentes do Estado, de forma que os alunos possam avaliar e escolher as condutas mais adequadas nas diversas situações profissionais. “Foi o primeiro módulo da pós-graduação em ambiente virtual, devido à pandemia, e imaginei que poderia ser cansativo, mas não foi, sobretudo pelo tema discutido e a forma como o professor explanou o conteúdo”, conta Moacir Santos, do cartório distribuidor do fórum de Machadinho d’Oeste.

Depois de estudar os vários conceitos e a aplicabilidade da deontologia, no segundo dia da disciplina os acadêmicos apresentaram um seminário, com temática indicada no dia anterior. “O tema proposto para o meu grupo foi por demais interessante, a ética do cuidado, de grande aplicação na atualidade, pois há carência de cuidado e de ética, então a proposta me deu a chance de refletir o quanto estou cuidando de mim, dos outros e de algo”, conclui Moacir.

Nas últimas semanas, os alunos das duas turmas da EDCM, em Porto Velho e Ji-Paraná, também retornaram às suas disciplinas regulares após o recesso em julho, para o segundo semestre letivo do primeiro ano do curso, no qual finalizam todas as matérias. O segundo ano é destinado ao estágio opcional em residência judicial, programa oferecido pela Emeron a alunos de especializações em Direito, e para a elaboração do trabalho de conclusão. Para iniciar essa tarefa, os pós-graduandos já tiveram nessa retomada das aulas a primeira orientação de monografia com as professoras Philiane Paulino, na turma de Ji-Paraná, e Ione Konzen, em Porto Velho.

Na outra pós-graduação da Emeron que está em plena atividade, a GEP, Ione também foi a ministrante da disciplina Gestão de Processos, realizada no fim de semana passado para os 30 oficiais e praças da PMRO que compõem a turma. O conteúdo abordado trata dessa ferramenta primordial, que possibilita a otimização das atividades institucionais ao gerar agilidade e eficiência, por meio dos procedimentos de padronização e planejamento, promovendo a melhoria continuada dos processos.

Ione trabalhou com os alunos os conceitos e etapas da gestão de processos organizacionais, instrumentos de análise, cadeia de valor, tecnologias orientadas para melhoria contínua e as aplicações práticas, com atividades em grupo como elaboração de fichamento de resumo textual crítico e estudos de caso. Após este que foi o 18º módulo do curso, a especialização parte para o trimestre final de disciplinas.

A pós-graduação lato sensu em Direito Ambiental (AMBRO) também realizou seus módulos em maio e junho, com a diferença em relação às demais de ser iniciada já em EaD, apesar de também ser presencial. A próxima disciplina do curso está prevista para novembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados