A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promove, no dia 21 de setembro, às 14h (hora de Rondônia), o fórum “Eleições em tempos de pandemia”, ministrado em formato de live por magistrados do Tribunal de Justiça de Rondônia e convidados, com transmissão no canal da Emeron no YouTube. O evento virtual é aberto ao público em geral, com certificação de 2 horas-aula para os participantes, e já está com as inscrições abertas, por meio de formulário no menu Inscrições do site da Escola (emeron.tjro.jus.br).

O fórum será aberto pelo diretor da Emeron, desembargador Miguel Monico Neto, e mediado pelo coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica (Cepep) da Escola, com doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juiz Arlen Souza. A programação contará com três palestrantes, iniciando com o desembargador do TJRO Marcos Alaor Diniz Grangeia, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia e mestre em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas, que falará sobre o tema “O processo de organização das eleições em Rondônia em tempos de pandemia”. Tanto Arlen como Marcos Alaor também são professores da Emeron e da Universidade Federal de Rondônia.

A seguir, o convidado espanhol Rubén Miranda Gonçalves, doutor em Direito Administrativo pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), onde é professor do Máster en Seguridad y Conflictos Internacionales, abordará o Sistema Eleitoral Espanhol. Rubén é professor convidado em universidades da Espanha, Chile, Itália, Portugal e Brasil. Por fim, a última palestrante será Francielle Vieira Oliveira, doutora em Ciências Jurídicas Públicas pela Universidade do Minho (Portugal), que tratará da temática “Qual o estado de saúde da democracia face ao vírus da Covid-19? Reflexões sobre o ‘novo normal’ na esfera pública”. Francielle atualmente exerce o cargo de Coordenadora de Licitações e Contratos, na Secretaria-Geral da Presidência da República.

Assim como todas as demais ações educacionais de ordem técnica, gerencial e comportamental promovidas pela Emeron durante o período de suspensão das atividades presenciais, possibilitadas por meio da instrução n° 2/2020, a live está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas por meio do Pacto Global, do qual a Escola é signatária desde o primeiro semestre de 2020. O objetivo 4 pretende assegurar a educação de qualidade, com oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, enquanto o ODS 16 promove sociedades pacíficas, acesso à justiça e instituições eficazes.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440