Nos últimos dias 4 e 5, a pós-graduação lato sensu em Gestão Pública (GEP-PM), oferecida pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) para 30 oficiais e praças da Polícia Militar de todo o estado, realizou o segundo módulo da disciplina Orçamento Público: Planejamento, execução e controle. O módulo inicial havia acontecido na segunda quinzena de agosto.

Ministrada pelo economista Lucas Muniz André, Coordenador de Planejamento Institucional e Orçamento (CPO) do Gabinete de Governança (GGOV) do Tribunal de Justiça de Rondônia, a disciplina teve como propósito viabilizar o desenvolvimento de atividades de monitoramento e participação nos processos decisórios relativos à elaboração, execução, controle e avaliação do orçamento público e financeiro, proporcionando aos alunos uma visão integrada do desenvolvimento do processo de execução orçamentária.

Lucas abordou, nas várias unidades, a execução e alterações orçamentárias, controle e avaliação como processo de gestão e de aprendizado. As videoaulas incluíram entrevistas com especialistas na área, sobre assuntos como encerramento de exercício, monitoramento de planos e programas, e prestação de contas. Além das aulas gravadas e materiais de leitura individual, complementaram os módulos atividades em grupo, de estudo de caso e apresentação de relatórios, aplicações de gamificação online, fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Emeron e aulas ao vivo por webconferência, via Google Meet.

A aluna Regina Oliveira, cabo PM em Porto Velho, considera a disciplina uma das melhores da especialização: “É de suma importância para todo gestor ter como base o conhecimento de como funcionam os orçamentos públicos, foi uma matéria altamente proveitosa para todos, os colegas gostaram muito”. Segundo ela, o professor conseguiu apresentar desde os conceitos básicos de receita e despesa até o planejamento orçamentário, execução e monitoramento. “Destaco a interatividade com os grupos, as atividades de jogos, chamando a atenção dos alunos e nos colocando como gerentes de contratos, para aprender a lidar com as situações no dia a dia”, salienta Regina.

Iniciada em maio de 2019, a turma da GEP-PM encaminha-se para o final do curso, após 20 módulos já realizados. Nos próximos dias 25 e 26, ocorrerá a disciplina Projeto Básico e Termo de Referência, em outubro mais dois módulos, sobre Gestão e Elaboração de Projetos, e em novembro o último módulo, de Elaboração de Projetos de Obras e Serviços de Engenharia. No dia 27 de novembro, acontece a atividade acadêmica de encerramento do curso, o Seminário de Apresentação dos Projetos de Pesquisa relativos ao Trabalho de Conclusão.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440