Na próxima terça-feira, 13, às 16h (hora de RO), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realiza mais uma live, em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado em 10 de outubro. O fórum será ministrado por três servidoras da Divisão de Saúde e Bem-Estar Organizacional do Poder Judiciário estadual, com transmissão pelo canal da Emeron no YouTube (youtube.com/EscolaEmeron). Destinada aos colaboradores do PJRO e público geral, a live terá certificação de 2 horas-aula aos participantes, que já podem se inscrever pelo menu Inscrições no site da Escola (emeron.tjro.jus.br).

Instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, a data busca, ao lado da Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei 10.216/02, consolidar e chamar a atenção à saúde mental. A legislação garante a livre circulação das pessoas com transtornos mentais pelos serviços e cidades, oferecendo cuidados com base nos recursos que a comunidade oferece. O modelo conta com uma rede de equipamentos variados, tais como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura e os leitos de atenção integral, em Hospitais Gerais.

As ministrantes da live serão a nutricionista Leonice Fonseca, aluna do doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário (IUNIR), a fisioterapeuta Nadya Barbosa, que faz mestrado em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, e a psicóloga Denise Malheiros, com especialização em Psicologia Clínica e Jurídica, e que realiza atendimento psicoterápico voltado aos servidores, magistrados e seus dependentes, além de desenvolver projetos na área de Saúde Mental e Trabalho.

Elas abordarão no fórum a necessidade de autocuidado no isolamento social; ciclos da quarentena; sensação de vazio; distúrbios do sono; processos de luto; a atividade física na promoção da saúde mental, as funções cognitivas e a prevenção e tratamento do sofrimento psíquico (transtorno mental comum, estresse, ansiedade e depressão); relação entre alimentação saudável e saúde mental; influência alimentar na liberação de serotonina; e o ciclo vicioso do comer emocional e a depressão. A live fortalece três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovidos pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas, do qual a Emeron é signatária: Boa Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440