A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) finalizou, na última sexta-feira (16), a etapa teórica do curso Formação de Conciliadores. Iniciado em 21 de setembro, o curso entra, nesta semana, na fase prática, que consiste em estágio supervisionado e se estende até 19 de dezembro.

A formação é uma iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos (Nupemec) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e tem como propósito preparar conciliadores para atuarem em áreas específicas, de grande incidência de conflitos ligados a problemas de fácil resolução como os relacionados a pequenas empresas e profissionais autônomos com dificuldades de cumprirem seus compromissos ou, ainda, conflitos ligados aos direitos do consumidor. “Esses conciliadores, já capacitados, atuarão nas próprias instituições, ajudando na realização de acordos antes mesmo de chegarem ao Judiciário, sendo que poderão, posteriormente, serem homologados pelo TJRO”, explicou Johnny Gustavo Clemes, coordenador dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). A ideia, segundo ele, é expandir a formação para outros ambientes da sociedade como escolas e faculdades.

Além de Johnny, atuam como ministrantes do curso a psicóloga Mariângela Aloise Onofre e a Supervisora do Cejusc de Porto Velho, Vitória Martins Lima Alexandre, que abordaram, na parte teórica, temas como a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos, métodos de Solução de Conflitos, negociação e papel e ética do conciliador/mediador.

O curso, que foi realizado no ambiente virtual da Emeron, segue o modelo determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com carga horária total de 100 horas, sendo 40 horas de módulo teórico e 60 horas de estágio supervisionado, iniciadas esta semana, oportunidade em que os alunos atuarão ao lado dos conciliadores do Cejusc, visando aperfeiçoar os ensinamentos do módulo teórico.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações da Assessoria de Comunicação Institucional – TJRO)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440