O Conselho Estadual de Educação de Rondônia (CEE), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação responsável por normatizar e supervisionar o Sistema de Ensino no estado, finalizou na última semana de setembro, o processo de recredenciamento da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) como instituição de ensino superior (IES).

Credenciamento é o ato pelo qual o Conselho Estadual de Educação habilita uma instituição do Sistema Estadual de Ensino a ofertar determinada modalidade de ensino. O credenciamento tem validade de três anos e pode ser renovado (recredenciado) ou suspenso, conforme avaliação de critérios como adequação das instalações físicas aos objetivos do curso proposto, acervo bibliográfico, qualificação de corpo docente e do curso oferecido, entre outros.

No caso da Emeron, o credenciamento foi concedido em 2011 para a oferta do Curso de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura, voltado a desenvolver competências para a magistratura, além da possibilidade de identificar vocacionados. O curso foi iniciado em 2012 e continua em atividade, com turmas anuais. Desde então a escola já passou por três processos de recredenciamento, todos com pareceres favoráveis à oferta de cursos de pós-graduação lato sensu de forma presencial, sendo a única Escola de Governo de Rondônia, a obter autorização para tal.

Desde sua transformação em instituição de ensino superior, a Emeron já promoveu 16 turmas de especialização, a maioria delas voltadas a magistrados e servidores do Poder Judiciário de Rondônia, abordando temas como gestão cartorária, gestão pública e metodologia do ensino superior. A Escola também promove cursos voltados ao público externo e realizados em parceria com outras instituições públicas, como as pós-graduações em Direito Ambiental e Gestão Pública para militares, atualmente em andamento.

A portaria de recredenciamento já havia sido publicada no Diário Oficial do Estado no mês de março e com o encerramento do processo, a Emeron recebeu a comunicação de que poderá continuar a ofertar cursos de pós-graduação. Para o Diretor da Emeron, Desembargador Miguel Monico Neto, o recredenciamento representa o fruto de trabalho dos ex-diretores, que passaram pelos recredenciamentos anteriores, mas sobretudo de todos os servidores da escola. “A Emeron agradece a todos ex-diretores, magistrados, professores e servidores que colaboraram para alcançar e manter a qualidade exigida pelo Conselho Estadual e que nos permitiu comemorar mais esta conquista. Parabéns à todos!”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

 

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440