Na última quarta, 21 de outubro, a disciplina Direito Administrativo da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM), ofertada pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), promoveu um debate sobre a formação das correntes políticas, com a participação da professora Suzi Mara Ramires Gonçalves, da Secretaria de Estado da Educação do Governo de Rondônia.

O titular da disciplina, Desembargador Isaías Fonseca, fez a apresentação da atividade explicando que em um estado democrático, como o do nosso país, o espectro político tem relação com o direito administrativo, já que o governo é o responsável pela gerência dos interesses estatais. “Em uma democracia, ora o governo é ocupado por partidos de esquerda, ora de direita e ora de centro. Então é importante que a gente tenha um conhecimento acerca de como surgiram essas correntes e como essas correntes acabam influenciando a nossa vida”, explanou.

A seguir, o ministrante apresentou o currículo de Suzi, que é pedagoga, mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, além de possuir especializações em Tecnologias em Educação, Didática do Ensino Superior e Gestão Escolar e que atualmente atua como formadora de professores no Governo do Estado, docente e também coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação em uma faculdade particular em Cacoal.

A convidada iniciou sua apresentação explanando a relação entre as teorias de aprendizagem (empirismo, inatismo/racionalismo e interacionismo) com as correntes liberal, que apesar do nome apresenta tendências conservadoras e é centralizada no conteúdo e no professor; e progressista, que visualiza o aprendizado com relação sociopolítica e maior participação do aluno na construção de seu aprendizado. Suzi esclareceu que essa vivência escolar tem influência na formulação da personalidade e do posicionamento do indivíduo. “As nossas falas apresentam nossas crenças. Quando eu falo de progressista e liberal, estou falando que algo que embase o como eu vou agir e o que eu acredito”, pontuou.

Em seguida, a palestrante discorreu sobre as origens e concepções das correntes políticas de esquerda, centro e direita e apresentou exemplos de partidos vinculados a qual espectro político. Ela também destacou a necessidade de educação política para que o eleitor entenda o sistema político brasileiro e possa fazer suas escolhas alinhadas neste conhecimento e também em sua crença pessoal. “Ao contrário do que muitos pensam, o sistema eleitoral não se baseia na figura do candidato e sim do partido. O candidato que você gosta faz parte de um partido político, que o candidato precisa defender. Não adianta falar que vai votar na pessoa, não funciona desse jeito”, exemplificou.

Finalizando a atividade, foi aberto espaço para os alunos compartilharem suas experiências educacionais a partir da avaliação dos professores como progressistas ou liberais e também sobre a questão política.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440