Durante o mês de outubro, servidores do Tribunal de Justiça de Rondônia participaram de mais duas formações proporcionadas pela Escola da Magistratura do Estado (Emeron): o IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS) e o curso Repositórios Confiáveis para Documentos Arquivísticos. Ambos os eventos foram realizados na modalidade Educação a Distância (EaD).

O congresso bianual, que nesta edição teve como tema “Cenários Contemporâneos da Promoção da Saúde”, ocorreu na semana passada, entre os dias 19 e 21. Participaram pelo TJRO seis servidores da Divisão de Saúde e Bem Estar Organizacional (Disau), responsável por planejar, organizar e controlar as atividades de prestação de serviços médicos e bem estar organizacional no judiciário estadual.

O evento, promovido pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e que incluiu ainda o 2º Simpósio Regional de Promoção da Saúde e o 2º Encontro de Egressos do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do Unasp, reuniu palestrantes dos Estados Unidos, Chile, Portugal e de renomadas instituições brasileiras, visando fortalecer a área de saúde do trabalhador por meio da articulação entre os cinco programas de pós-graduação stricto sensu com linhas de pesquisa na área de promoção da saúde.

Dessa forma, por meio da discussão de temas relevantes, a formação favorece a implementação de intervenções de qualidade de vida no TJRO. “A participação no evento contribuiu para a atualização no campo da promoção da saúde, a partir de um ponto de vista interdisciplinar”, diz a nutricionista Leonice Andrade. “A experiência favoreceu a reflexão sobre o tema a nível individual e institucional, agradeço a oportunidade de participar”, conclui a servidora da Disau.

Arquivo

Entre os dias 5 e 8 de outubro, o curso sobre repositórios para documentos arquivísticos foi realizado para 20 servidores lotados na Divisão de Arquivo Geral e na Comissão Permanente de Avaliação Documental, além da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, que atua no apoio e desenvolvimento dos sistemas judiciais, e da Biblioteca da Emeron. O objetivo foi capacitar os servidores na gestão de repositórios arquivísticos digitais confiáveis, com base nas orientações normativas vigentes para preservação permanente de documentos arquivísticos, considerando as especificidades do tipo de arquivo e garantindo a autenticidade, preservação e manutenção dos arquivos digitais do TJRO.

Promovida pela Esafi Escola de Administração, a formação foi ministrada pela professora de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) Rosangela Cunha, que atuou como chefe do Arquivo da Marinha do Brasil durante 23 anos, além de ter coordenado o Programa de Gestão de Documentos e o projeto de implantação do sistema de GED do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ela abordou os fundamentos, requisitos e implementação da GED e os repositórios confiáveis, como o modelo de referência para um sistema aberto de arquivamento de informação.

A docente também apresentou a resolução do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), que dá a diretriz para implementação desses repositórios, e a utilização das ferramentas Repositório de Objetos Digitais Autênticos (RODA), desenvolvida em Portugal, e Archivematica, do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), para a manutenção de documentos arquivísticos em formato digital, além das estratégias de preservação digital. Para Nathália Oliveira, chefe da Biblioteca da Emeron, o curso auxilia na organização, acesso e distribuição de documentos digitais. Apesar de grande parte dos materiais da biblioteca ser de uso corrente e não permanentes (uma vez desatualizados, são descartados), ela acredita que a formação ajuda “na preservação e acesso aos documentos arquivísticos digitais, pelo tempo necessário”.

A Biblioteca da Emeron permanece fechada ao público externo, devido à pandemia, funcionando apenas como apoio a magistrados e servidores do TJRO e alunos da Emeron, por meio da biblioteca digital. Cerca de mil títulos da plataforma online de publicações jurídicas ProView, da multinacional Thomson Reuters, estão disponíveis, com obras das editoras Revista dos Tribunais (RT) e FiscoSoft. O serviço pode ser utilizado gratuitamente pelo público interno, a partir do menu Biblioteca Virtual, no site da Escola (emeron.tjro.jus.br/biblioteca).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440