Mais de cinquenta servidores dos cartórios contadores judiciais de Rondônia e do Departamento de Arrecadação do Tribunal de Justiça de Rondônia (Dear) participam, desde o dia 3 de novembro do curso “Regras de escrituração de receitas e despesas dos Serviços Notariais e de Registro”. A iniciativa é uma parceria do Tribunal de Justiça de Rondônia e da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e será promovida na modalidade de Educação a Distância (Ead). 

O curso é ministrado pelo professor Antônio Herance Filho, referência no assunto e autor do livro “Manual do Livro Caixa”, e pelo Chefe da Seção de Fiscalização do Extrajudicial da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO), André de Souza Coelho em duas etapas: três encontros semanais, entre 3 e 17 de novembro, destinados à parte teórica; e dois encontros, nos dias 18 e 19, para a parte prática.

O curso atende às legislações que versam sobre o tema e que foram atualizadas em 2015 e também ao Provimento 45/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que originou a adaptação das diretrizes gerais extrajudiciais pela CGJ, e que atribuem ao juízo corregedor permanente e ao Dear o dever funcional de fiscalizar a regularidade da escrituração dos livros caixa das serventias extrajudiciais. 

“A capacitação tem por objetivo principal fornecer conhecimento teóricos e práticos aos contadores judiciais e ao DEAR, o que facilitará o processo de fiscalização permanente dos Livros Caixas das Serventias Vagas e Providas pelos Juízes Corregedores Permanente. Com as capacitações, oferecemos um trabalho de qualidade nas fiscalizações extrajudiciais”, disse o juiz auxiliar Fabiano Pegoraro. 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações da Assessoria de Comunicação Institucional – TJRO)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

 

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440