Nos últimos dias 20 e 21 de novembro, aconteceu a disciplina final dos 24 módulos da pós-graduação lato sensu em Gestão Pública, curso oferecido pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) para 30 oficiais e praças da Polícia Militar do Estado. Novamente realizado na modalidade Educação a Distância (EaD), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola, o módulo foi sobre Elaboração de Projetos de Obras e Serviços de Engenharia.

A disciplina foi ministrada pela arquiteta Graciela Mélega, chefe da Seção de Arquitetura e Urbanismo do Tribunal de Justiça de Rondônia e mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia. O módulo teve como propósito especializar e aperfeiçoar a capacidade dos cursistas para a elaboração, implementação e consolidação de projetos de obras e serviços de engenharia, preparando os pós-graduandos para o adequado exercício de funções inerentes aos cargos de gestor administrativo, principalmente no que se refere ao criterioso acompanhamento de todas as etapas concernentes à realização de obra pública.

A meta foi a elaboração, em grupos e com a observância de critérios específicos, de dois planos diagnósticos e de sistemática de obras e serviços de engenharia da PMRO, de forma que o participante esteja apto a aplicar os fundamentos teóricos e mecanismos técnico-administrativos, por meio de intervenções práticas em gerenciamento de projetos. Desta forma, os alunos serão capazes de elaborar, implementar e consolidar projetos de obras e serviços de engenharia bem fundamentados, bem como executar as ações pertinentes.

Partindo dos princípios jurídicos, legislação e da previsão e disponibilidade de recursos orçamentários, as unidades apresentadas na disciplina incluíram nos conteúdos a avaliação do imóvel, elaboração de Estudo Técnico Preliminar (ETP) e de Termo de Referência (TR), além da análise de edital, projetos e propostas. Para o major José Constantino Júnior, que é Bombeiro Militar, o módulo foi muito bom: “Apresentou um conhecimento técnico bem extensivo com relação aos procedimentos e rotina dos órgãos da Administração Pública Direta, para realizar uma contratação tendo como objeto obras de engenharia”.

O major, que atua na área técnica de engenharia, conta que a turma estudou bastante a questão dos documentos que são exigidos para uma licitação. “Desde o projeto básico de engenharia aos projetos complementares, que são necessários para a contratação da empresa que vá realizar o serviço, então a disciplina foi bem dinâmica, dividida em trabalhos em grupos, nos quais a gente apresentou um projeto básico, um TR que complementa o projeto básico, realizamos planilhas de orçamentos e materiais, e ao final tenho certeza, pela didática e pelas informações e conteúdos transmitidos, que todos conseguiram assimilar o norte principal para trabalhar numa ação dessa, seja como executante, seja como gestor, para que possa conduzir um projeto para construção de um quartel ou de uma unidade tanto do Corpo de Bombeiros quanto da Polícia Militar”, finaliza Constantino.

Seminário

Nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, das 8h às 18h20, a pós-graduação terá sua atividade de encerramento: o Seminário de Apresentação dos Projetos de Pesquisa Relativos ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao longo dos dois dias, os alunos vão apresentar os resultados de suas pesquisas, realizadas no último ano. Assim como na disciplina de Metodologia da Pesquisa e na orientação à pesquisa, a atividade será orientada pela diretora do Departamento Pedagógico da Emeron, professora doutora Ilma Brito.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440