Entre o final de outubro e a segunda quinzena de dezembro, servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic) do Tribunal de Justiça de Rondônia participaram de diversos cursos específicos na área, viabilizados pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), na modalidade Educação a Distância (EaD).

A promoção das capacitações atende à resolução N° 90/2009 do Conselho Nacional de Justiça, que determina a elaboração e implantação de um plano anual de capacitação para desenvolver as competências necessárias à operacionalidade e gestão dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Ainda de acordo com a resolução, o plano anual de capacitação deverá promover e suportar, de forma contínua, o alinhamento das competências técnicas e gerenciais do quadro de pessoal de TIC às melhores práticas de governança, bem como sua atualização tecnológica.

As capacitações viabilizadas pela Emeron fazem parte do plano de capacitação da Stic e foram realizadas na modalidade de educação a distância. Para Yuji Felipe Roque Kuroda, servidor da Stic, a formação e a capacitação dos servidores é de suma importância para aprimorar os processos e projetos que vem sendo desenvolvido na Secretaria, visto que o público dos cursos foi formado por servidores que atuam em diferentes áreas, mas cujo trabalho converge dentro da política de governança da unidade. Ele ressaltou ainda que a qualidade dos cursos adquiridos pela Emeron contribuiu positivamente para a aprendizagem de todos. “Os materiais produzidos pelos professores e a própria disponibilidade deles em responder dúvidas, conversar com a turma foi muito boa. Além disso, os cursos possibilitaram desenvolver testes práticos do que aprendemos”, conclui.

Governança

De 26 de outubro a 6 de novembro, dez servidores da Secretaria participaram da formação em Cobit 2019, ministrada por Carlos Eduardo Monteiro Martins. O Cobit (Control Objectives for Information and Related Techonlogy) é um framework de Governança Corporativa de TIC, com um total de 40 de Governança e Gestão, que se constituem como novas formas de avaliação da capacidade dos processos organizacionais. Com a formação da equipe no framework, visa-se o aprimoramento das práticas de governança corporativa de TIC do Poder Judiciário de Rondônia, com o desenho de um sistema de governança sob medida.

Ainda nesta temática, também foram ofertadas outras dez vagas no curso ITIL (Infrastructure Technology Information Library), promovido entre 23 de novembro e 3 de dezembro. O ITIL é um conjunto abrangente de orientações e práticas para o estabelecimento de um sistema de gerenciamento de serviços. Assim, os servidores da Stic que exercem funções relacionadas à gestão de serviços de TIC, governança, projetos e atendimento (service desk) foram capacitados para a utilização do ITIL 4 Foundation, compreendendo seus conceitos e terminologias.

Infraestrutura

O Curso Administração PostgreSQL com Alta Performance, foi promovido entre 28 de outubro a 25 de novembro e capacitou três servidores da Divisão de Banco de Dados (Diged), responsável pelo gerenciamento dos Sistema de Banco de Dados do TJRO. O PostgreSQL é um dos principais bancos de dados utilizados pela justiça rondoniense e fornece suporte ao PJE 1° e 2° grau.

Já no período de 18 de novembro a 9 de dezembro, outros três servidores, desta vez da Divisão de Infraestrutura (DINFRA) receberam capacitação em Especialista Elastic Stack – Elasticsearch, Logstash, Beats e Kibana. O Elastic Stack e suas aplicações é uma ferramenta que compreende a identificação de problemas e anomalias em bancos de dados com geração de alertas baseado em filtros. Os servidores da DINFRA participaram, ainda, junto com servidores da Divisão de Desenvolvimento, do curso OpenShift: Administração PaaS em Containers, realizado entre os dias 11 e 25 de novembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440