Durante o mês de novembro, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizou duas formações com foco na inteligência emocional direcionada aos servidores do judiciário. Em razão da pandemia do novo Coronavírus, as ações, que fazem parte da Trilha de Aprendizagem Escola de Gestores, foram promovidas na modalidade de educação a distância (Ead).

Conhecendo a si mesmo

A primeira formação na temática foi realizada de 16 a 27 de novembro e teve como tema “Conhecendo a si mesmo”. Ministrada pela psicóloga da Divisão de Saúde e Bem-Estar Organizacional do PJRO, Denise Tofani Malheiros, a capacitação abordou o autoconhecimento como ferramenta para maior facilidade na identificação de sentimentos, formas mais assertivas de expressá-los e como utilizar este conhecimento para um impacto positivo na atividade laboral e na equipe.

Com suporte de videoaulas, artigos e vídeos de palestras e entrevistas, a professora apresentou conceitos de como identificar corretamente emoções e sentimentos frente a situações de estresse ou instabilidade, como desenvolver a empatia para o trato com o outro, como as crenças pessoas influenciam em nossas emoções e como desenvolver competência emocional.

Gerenciando as emoções

Já o curso “Gerenciando as Emoções” teve enfoque na influência das emoções no comportamento. O curso abordou como as emoções afetam o comportamento humano e podem causar adoecimentos como estresse, ansiedade e depressão. O curso aconteceu no período de 20 de novembro a 4 de dezembro por meio do Ambiente Virtual (AVA) da Emeron.

Voltado a servidores que ocupam cargos de chefia em diversos níveis, o curso foi ministrado pelos psicólogos da Seção de Psicologia Organizacional do TJRO, Giuseppe de Lima Moura e Marcos Paulo Soares da Silva, que utilizaram promoveram uma reflexão sobre os principais aspectos da liderança e a importância da Inteligência Emocional no alcance da excelência no trabalho e no desenvolvimento de um ambiente laboral mais saudável e harmonioso. A capacitação também apresentou técnicas para gerenciamento emocional, como a atenção plena e a meditação mindfulness, inclusive com orientação para a prática de medicação.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440