Entre os meses de novembro e dezembro de 2020, magistrados e servidores do Poder Judiciário de Rondônia participaram das formações “Boas Práticas” e “Sustentabilidade”, promovidas pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) na modalidade educação a distância.

Boas Práticas

Realizado entre os dias 3 de novembro e 13 de dezembro, o curso foi ministrado pelo Juiz Johnny Gustavo Clemes. O magistrado, que possui experiência como conteúdista e tutor na Emeron e na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) na área de gestão (tecnologia e inovação), auxiliou os participantes a compreender os conceitos de criatividade, inovação e ferramentas de gestão como forma a desenvolver boas práticas na rotina laboral, de forma a encontrar soluções para os problemas que atingem a prática judiciária. Johnny explica que os servidores e magistrados do judiciário rondoniense são altamente capacitados em gestão e administração e o curso surge como um complemento a esse conhecimento já oferecido, com um foco mais prático, de transformar este conhecimento em ideias que tragam melhorias em processo e produtos da instituição. “Nosso objetivo foi trazer alguns elementos a mais para os participantes, de forma a promover um movimento de transformação síncrono dentro do nosso judiciário para que consigamos ter o melhor ambiente possível”, afirmou.

O curso apresentou textos e vídeos que levaram os cursistas a conhecer a aplicação de métodos de desenvolvimento de criatividade e de gestão de projetos, como o GUT (Gravidade, Urgência e Tendência), benchmark, Ciclo PDCA e 5W2H, além de promover estudos de caso para que os alunos puderam empregar as metodologias criativas. Nos módulos finais da formação foram desenvolvidas atividades em grupo para o alinhamento do conhecimento com a estratégia do TJRO e como atividade final, cada cursista apresentou uma proposta de boa prática em sua área de atuação.

Durante a formação foram promovidas duas webconferências para o debate do conteúdo, tendo uma delas contado com a participação do consultor Joel Solon Farias de Azevedo, que atuou por 6 nas áreas de gestão estratégica do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho Nacional de Justiça, onde foi responsável pela coordenação da implantação do Planejamento Estratégico Nacional do Poder Judiciário. Joel apresentou boas práticas e experiências de outros tribunais e também tendências do mercado internacional, analisando aquelas que podem ser aplicadas à justiça.

Sustentabilidade

A realização da formação sobre o tema, está alinhada ao Plano de Logística Sustentável (PLS), implementado em 2016 e que passou por atualização no fim do ano passado. O plano, diretamente ligado aos indicadores que forma o Índice de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), delineia ações, indicadores e metas para o aperfeiçoamento contínuo da qualidade do gasto público, o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos e para a promoção da qualidade de vida no trabalho.

O curso foi ministrado pela Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (NAGES) do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, Maiara Ribeiro de Morais, e faz parte da estratégia de formação de consciência ambiental dos servidores e magistrados do PJRO, visando à participação de todos nas tomadas de decisões e aplicação do PLS. A primeira turma foi aplicada no período de 30 de novembro a 10 de dezembro de 2020 e apresentou o histórico de formação do conceito de sustentabilidade e sua inserção como valor institucional no judiciário, o plano de logística sustentável, trazendo como exemplo o plano do TJRO, e sua abrangência sobre as compras públicas, descarte de resíduos e utilização de recursos. Outras duas turmas estão para este ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440