A Oficina Pedagógica da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM), curso oferecido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), recebeu credenciamento com equivalência a Nível 2 do Programa de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam). A Oficina Pedagógica é uma atividade obrigatória do calendário da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura e tem como objetivo a capacitação do corpo docente do curso, formado majoritariamente por magistrados do Poder Judiciário de Rondônia, para o exercício do magistério.

Conforme a Resolução ENFAM N. 2 de 26 de abril de 2018, os cursos de formação de formadores são aqueles destinados ao desenvolvimento de competências para atividades docentes, nas modalidades presencial e a distância, e os voltados ao aperfeiçoamento do trabalho pedagógico do formador e da equipe técnico-pedagógica das escolas. Durante o processo de análise do pedido de credenciamento da oficina, solicitado pela Emeron, a Escola Nacional identificou que o propósito e o conteúdo do workshop atendem aos requisitos estabelecidos pela Resolução para caracterização como curso de formação de formadores.

A Oficina Pedagógica enquadra-se na categoria de formação de formadores para a educação a distância, pois este ano é voltada para o desenvolvimento das habilidades docentes na modalidade de educação a distância (EaD), em razão da pandemia do novo coronavírus e da suspensão, desde março de 2020, das aulas presenciais e sua substituição por aulas remotas. A oficina será promovida em duas turmas, com duração de duas semanas cada uma, sendo a primeira já em andamento, e a segunda agendada para o fim deste mês. Durante a formação, os professores receberão qualificação a respeito da ferramenta Moodle e seus recursos (1ª semana) e do planejamento e produção de materiais audiovisuais, com ênfase na gravação e edição de videoaulas (2ª semana). O workshop tem ministração de Thaís Bombardelli, servidora da Emeron com capacitação em utilização do Ambiente Moodle (AVA), Formação de Tutores e Criação de Videoaulas, estas duas últimas pela própria Enfam.

Para a direção da Emeron, a publicação da Portaria de Credenciamento N. 11, de 1° de fevereiro, foi recebida com alegria, pois apesar de prática estabelecida pela Enfam, a concessão da equivalência possui um rigoroso padrão de critérios e de análise. Para o vice-diretor da Emeron, Juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa, que coordena o EDCM, a outorga representa uma grande conquista da Escola e do próprio curso, mas, principalmente, um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe de planejamento pedagógico. “A oficina foi desenhada para atender a realidade e a necessidade da EDCM, mas se mostrou alinhada ao modelo que a Enfam construiu para a capacitação de docentes a nível nacional. Isso demonstra o avanço no processo pedagógico da Escola, baseado no aprimoramento permanente, e sobretudo, na dedicação das nossas pedagogas”, afirmou.

Além de contribuir para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem do curso, a equivalência da Oficina como curso de Formação de Formadores - nível 2 permitirá que os professores do EDCM possam ser incluídos no Banco Nacional de Formadores, visto que a certificação em cursos de formação de formações em desenvolvimento docente (já ofertada pela Emeron) e de formação de tutores é obrigatória para o cadastro na plataforma e para atuação em cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento de magistrados, como formadores em cursos presenciais e como tutores e/ou conteúdistas na modalidade de ensino a distância promovidos pela Enfam e também por outras Escolas Judiciais. “É mais uma oportunidade de nossos magistrados compartilharem conhecimento com outras Escolas e de levarem o nome da Emeron a nível nacional”, conclui Edenir.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

instagram.com/emeron_oficialtwitter.com/emeron_rondoniafacebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440