A data de hoje visa trazer à tona discussões e protestos por direitos, bem como lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Este ano, a ONU Mulheres anunciou o tema do Dia Internacional da Mulher como “Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19″. O tema celebra os enormes esforços de mulheres e meninas em todo o mundo na construção de um futuro mais igualitário e, no atual momento, na recuperação da pandemia de COVID-19, e se alinha ao tema prioritário da 65ª sessão da Comissão sobre o Status da Mulher: “Participação plena e efetiva da mulher e tomada de decisões na vida pública, bem como eliminação da violência, para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas ”.

Ao longo da história, por meio da liderança de mulheres e meninas que emprestaram suas vozes para anunciar a necessidade de equidade entre homens e mulheres e denunciar violações de direitos, pudemos avançar na busca pela equidade. Apesar das conquistas, ainda há um longo caminho a ser percorrido: em 2019, o Brasil ocupava a 92ª posição no ranking de paridade de gênero, a 134ª posição no ranking de representação feminina no Parlamento, e a quinta posição em número de feminicídios, entre 193 países. Neste ritmo, o tempo necessário para o alcance da plena equidade entre homens e mulheres no mundo é de 99,5 anos.

Não temos tempo a perder, é urgente que todos, especialmente as mulheres, levantem suas vozes e liderem o movimento de mudança. Nas relações pessoais, nas redes locais, no ambiente profissional, na esfera pública, a liderança feminina precisa estar presente e fortalecida, pautando as discussões sobre equidade. Nós, da Emeron, somos parceiros nesta empreitada global para o desenvolvimento das pessoas e das instituições e hoje, convidamos você, a fazer parte desta jornada. Somente juntos, conseguiremos avançar e não deixar ninguém para trás!

Informações: Fórum Econômico Mundial, Mapa Mulheres na Política 2019, Organização Mundial da Saúde (OMS) e IBGE.

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440