Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Dia da Escola (15), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) promoverá hoje, a Aula Magna da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) com o tema Educação: caminho de igualdade para as mulheres. O painel faz parte do Fórum Mulheres em Luta: Caminhos para a equidade, que também terá atividades no dia 22 deste mês.

Primeira pós-graduação lançada pela Escola, a EDCM possui turmas anuais com duração de dois anos, voltadas ao público interno e externo do Tribunal de Justiça de Rondônia. No primeiro ano letivo, acontecem as aulas teóricas ministradas por juízes e desembargadores do TJRO. Os doze meses restantes são voltados à elaboração da monografia e ao Programa de Residência Judicial, estágio extracurricular não-obrigatório. Em 2021, em razão das regras de distanciamento social impostas para a contenção da pandemia do novo coronavírus, o ano letivo será iniciado de forma remota, sendo retomado na modalidade presencial, caso haja autorização das autoridades sanitárias e governamentais.

A aula inaugural do curso terá início às 18h45 com uma pequena abertura com a presença do Diretor da Emeron, Desembargador Miguel Monico Neto; do vice-diretor e coordenador do curso, Juiz Edenir Sebastião Albuquerque da Rosa; do Coordenador do Núcleo Pedagógico de Cacoal, Juiz Ivens Fernandes; e do Juiz Auxiliar da Presidência, Guilherme Ribeiro Baldando, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Desembargador Paulo Kiyochi Mori.

A partir das 19h, as painelistas Alessia Moura, psicóloga e pesquisadora na área de educação, psicologia e gênero; Ludmila Soares, acadêmica de Enfermagem e Presidente da Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Sexual de Rondônia; e Rosa Maria Ferreira de Almeida, Doutora em Enfermagem, Especialista em Educação na Saúde e professora de graduação, conversarão a respeito da disparidade de acesso de meninas e mulheres cis e trans à educação formal e de direitos e os impactos dessa desigualdade na sociedade, a exemplo da pouca presença de mulheres nas nas chamadas STEM (acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e da falta de educação de direitos (trabalhistas, reprodutivos, saúde e outros).

A aula inaugural será certificada em 2h30 mediante inscrição feita durante a live. O evento é gratuito, aberto a sociedade e será transmitido ao vivo no Canal da Emeron no Youtube, ficará disponibilizado permanentemente na página.

A aula magna está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao Pacto Global, iniciativa global que buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos e do qual a Emeron é signatária. São diretamente atingidos os ODS 4 - Educação de Qualidade, que visa garantir o acesso à educação inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas; 5 - Igualdade de Gênero, alcançando a igualdade de gênero e empoderando todas as mulheres e meninas; ODS 10 – Redução das Desigualdades e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando acesso à justiça para todos e todas e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Fonte: Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440