Foi finalizada, na última semana, a segunda das duas turmas da Oficina Pedagógica 2021 da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM). A pós-graduação lato sensu é oferecida pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), em turmas anuais em Porto Velho e Cacoal, e a oficina também promovida anualmente para o corpo docente do curso, formado por magistrados e magistradas e servidores e servidoras do Tribunal de Justiça do Estado.

Realizada em duas turmas, a primeira entre janeiro e fevereiro e a segunda de fevereiro a março, a oficina foi ministrada pela servidora Thaís Bombardelli, secretária executiva do Departamento Pedagógico (Deped) da Emeron, com codocência do vice-diretor da Escola e coordenador da EDCM, juiz Edenir Albuquerque. O objetivo foi otimizar a atuação dos professores na modalidade de Educação a Distância (EaD), para tornar o processo educacional mais dinâmico e interativo, agregando qualidade na produção de materiais e no uso de recursos tecnológicos.

Thaís, que possui capacitação na área de criação de videoaulas, formação de tutores, ambiente virtual de aprendizagem e é formadora cadastrada na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), diz que a oficina foi muito proveitosa, com os docentes podendo conhecer e aplicar novas ferramentas digitais: “Destaco em especial os produtos elaborados, videoaulas e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Emeron a serem disponibilizadas no decorrer do curso EDCM”.

A juíza Cláudia Maciel, da vara criminal da comarca de Rolim de Moura e que esteve na primeira turma, afirma que participar das oficinas pedagógicas é sempre um momento de muito aprendizado, “um aprimoramento necessário que nos capacita em técnicas de ensino e nos oportuniza, inclusive, reavaliar e melhorar a cada ano o conteúdo programático”. Segundo ela, neste ano de 2021, a oficina foi de suma importância: “Principalmente pelo momento peculiar que estamos vivenciando, que exige de nós habilidades tecnológicas e de comunicação virtual a que não estávamos tão habituados quando das aulas presenciais, e eu me sinto muito grata e plenamente satisfeita com a capacitação que tivemos, com os conhecimentos que adquirimos e o contato com ferramentas, aplicativos e até técnicas de gravação que contribuirão para melhor apresentação de nossas aulas neste momento de aulas remotas”.

Já a magistrada Denise Figueiredo, da vara única da comarca de Nova Brasilândia d'Oeste e que participou da segunda turma, pontua que a oficina de 2021 foi muito importante justamente pelo conhecimento quanto às ferramentas para deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas. “A professora introduziu o uso de ferramentas, a forma de se direcionar para a câmera, tom de voz etc., que não são do nosso dia a dia e vão auxiliar extremamente na elaboração das aulas”. Denise elogia ainda o fato de a oficina ter sido ministrada por uma servidora da Emeron: “Sempre que os cursos são feitos com prata da casa eles são excepcionais, ela conseguia surfar entre os termos técnicos, programas tecnológicos e a nossa linguagem, então essa oficina é ponto chave para que as aulas este ano estejam muito mais adequadas a essa necessidade que a pandemia trouxe e com certeza quem vai sair ganhando com tudo isso são os nossos alunos, porque vão ter aulas muito mais dinâmicas e tecnológicas sem perder o conteúdo”.

Este ano, a oficina pedagógica da EDCM recebeu credenciamento com equivalência a Nível 2 do Programa de Formação de Formadores da Enfam, voltado à formação de formadores para a educação a distância. Além de contribuir para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem do curso, a equivalência permitirá que os professores da EDCM possam ser incluídos no Banco Nacional de Formadores, para atuação em cursos oficiais de formação e aperfeiçoamento de magistrados, promovidos pela Enfam e por outras Escolas Judiciais. “Grata a todos os envolvidos na realização da oficina, em especial ao quadro docente pela participação e à equipe Emeron, da qual tenho o prazer de fazer parte”, finaliza Thaís.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440