Esta semana marca o Dia Mundial da Água, comemorado internacionalmente em 22 de março. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, a partir das recomendações da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro em 1992, a Eco-92.

Preocupados com a escassez econômica de água – quando ela está fisicamente disponível, mas não há infraestrutura necessária para o acesso –, os países-membros da ONU incluíram o tema de forma explícita em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 do Pacto Global. O Objetivo 6 (Água Potável e Saneamento) busca garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos, enquanto o ODS 14 (Vida na Água) diz respeito à conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Desde 2020, a Emeron é signatária do Pacto Global.

Lançado na última terça-feira (23) pelas agências da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e para Alimentação e Agricultura (Fao), além da Rede Brasil do Pacto Global, o Relatório Mundial sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2021, que tem como tema o “Valor da Água”, mostra que o consumo de água doce aumentou em 6 vezes no último século, devido ao crescimento populacional, desenvolvimento econômico e padrões de consumo. Já a qualidade da água diminuiu e o chamado estresse hídrico, mensurado pela disponibilidade em função do suprimento, passou a afetar mais de 2 bilhões de pessoas. No Brasil, os principais problemas são o desperdício e a má qualidade da água nas regiões de baixa renda, por conta da falta de saneamento básico.

De acordo com o relatório, evitar que o planeta enfrente um déficit hídrico de 40% até 2030 só será possível com a união de governos, iniciativa privada, sociedade e organizações da sociedade civil. Para isso, deve ser investido em: pesquisas e coleta de dados, para garantir a utilização responsável e o reuso da água; alternativas para o armazenamento e o fornecimento; combate ao desperdício; e preservação dos ecossistemas naturais.

O relatório completo pode ser acessado em: https://tinyurl.com/relatoriovalordaagua

#PactoGlobal #ONU #Unesco #FAO #ValordaAgua #Agua #RecursosHídricos

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (Com informações da Rede Brasil do Pacto Global)

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados