O Mestrado Profissional Interdisciplinar Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça - DHJUS, curso oferecido por meio da parceria entre a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – Emeron e a Fundação Universidade Federal de Rondônia – Unir, promove na próxima quarta-feira (19) às 19h (RO), o Seminário Acadêmico “Visões sobre as Desigualdades Sociais em Rondônia”. O evento será gratuito, com certificação de duas horas-aula e transmitido ao vivo pelo Google Meet.
Os seminários acadêmicos visam aprofundar o conhecimento em cada uma das linhas de pesquisa do programa de pós-graduação, além de promover o debate a respeito de problemas e formas de resolução de conflito na sociedade. Em sua décima quarta edição, o evento debaterá as diferentes visões sobre as desigualdades sociais no estado de Rondônia, como por exemplo a situação das mulheres periféricas e das comunidades ribeirinhas, e possibilidades de enfrentamento para ampliar o acesso à justiça.
O tema será abordado em duas palestras, seguidas por debate. “O papel do judiciário no processo de efetivação dos direitos de cidadania: discussão a partir dos contextos ribeirinho (rural) e urbano no município de Porto Velho – RO” será abordado pela Doutora em Sociologia, pesquisadora na linha Sociologia das Desigualdades e Estratificação, líder do grupo de pesquisa “Centro de Estudos em Fronteiras Amazônicas e Desigualdades Sociais” e professora do Departamento de Ciências Sociais da Unir - DACS/UNIR, Barby de Bittencourt Martins. “Movimentos sociais e processos participativos: relações em movimento” será o tema abordado pelo Doutor em Ciência Política, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa Jurídica – GEPEJUR, da Equipe Nacional de Formação da Comissão Pastoral da Terra e Professor do Departamento de Ciências Sociais da Unir, Afonso Maria das Chagas.
Em razão das regras de distanciamento social, o fórum será transmitido ao vivo pelo Google Meet (meet.google.com/ayu-qxsh-chp). A atividade é voltada aos alunos do DHJUS, pesquisadores da temática e acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia. Os participantes receberão certificação de 2 horas aula, mediante inscrição realizada durante a transmissão.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS
O evento atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, que ODS 4 visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas; 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, diminuindo a vulnerabilidade social e o encarceramento em massa; e 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construindo instituições responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron