A Ecoliga-Rondônia, rede de cooperação e colaboração entre órgãos públicos, promoverá durante todo o mês de junho, o I Seminário de Sustentabilidade da ECOLIGA. A realização do evento marca as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e abordará as três dimensões da sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômico. Painéis e palestras serão apresentados em cinco encontros, sempre às terças-feiras às 10h (RO) (1, 8, 15, 22 e 29 de junho), com transmissão ao vivo pelo Canal da Emeron no Youtube.

Criada em 2017, a Ecoliga-Rondônia visa compartilhar boas práticas sobre ações organizacionais voltadas para a sustentabilidade, entre as quais compras compartilhadas, logística, destinação adequada de resíduos e ações de capacitação. É composta pelos Tribunais de Justiça e Contas do Estado de Rondônia, Ministério Público do Estado de Rondônia, Procuradoria da República em Rondônia, Procuradoria Regional do Trabalho de Rondônia e Acre, Tribunais Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Defensoria Pública da União e Seção Judiciária do Estado de Rondônia do Tribunal Regional Federal da 1a. Região.

O seminário tem como intuito integrar a Administração Pública ao promover a abertura efetiva de diálogos interinstitucionais, compartilhar conhecimentos e fomentar a movimentação sinérgica, em rede, da sustentabilidade no âmbito de Rondônia. Nos cinco encontros, temas como agenda ambiental na administração pública, acessibilidade e inclusão, sustentabilidade como instrumento de eficiência e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão debatidos por membros das instituições que compõem a Ecoliga e especialistas nacionais, com ampla experiência no assunto.

O Seminário é dividido em cinco eixos: Nivelamento, Institucionalização, Ambiental, Social e Econômico. No dia 1/6, o Nivelamento apresentará os conceitos de sustentabilidade; na semana seguinte, 8/6, será discutida a institucionalização, pela Administração Pública, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A agenda ambiental no Poder Público torna-se centro dos debates no dia 15/6, seguida pela dimensão social, que será discutida no dia 22/6, com foco na inclusão, acessibilidade e em políticas institucionais de combate à discriminação. Encerrando o seminário, no dia 29/6, a economia e o futuro sustentável são centro das conversas. Veja a programação completa aqui.

O I Seminário de Sustentabilidade da ECOLIGA é um evento interinstitucional gratuito voltado à toda a sociedade. Diante da pandemia do novo coronavírus, o evento será realizado de forma virtual com transmissão ao vivo pelo Canal da Emeron no Youtube, com certificação de 2 horas-aula para cada encontro, totalizando 10 h/a. As inscrições para o evento serão realizadas durante as transmissões.

O seminário dialoga com seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): 4: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas; 5: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; 13: Ação contra a Mudança Global do Clima; 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construindo instituições responsáveis e inclusivas em todos os níveis e 17: Parcerias e Meios de Implementação, fortalecendo e revitalizando a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440