Hoje, 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em todo o mundo. Para marcar a data no âmbito do Poder Judiciário do Estado, a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) realiza, a partir das 18h (hora de RO) desta segunda-feira, a live Diversidade na Religiosidade: Aspectos jurídicos e práticas de inclusão. O evento é aberto ao público geral e acontece no canal da Emeron no YouTube (youtube.com/EscolaEmeron), com certificação de 2 horas-aula aos inscritos durante a live.

A ação se alinha ao compromisso firmado pela Emeron perante a Organização das Nações Unidas (ONU) de pautar sua atuação no respeito à dignidade humana, de construir um ambiente de trabalho que respeite e integre todas as pessoas, e de fomentar ações educativas a respeito das temáticas de direitos humanos e que compõem a Agenda 2030. O Dia do Orgulho tem sua origem em 28 de junho de 1969, na rebelião de Stonewall, marco histórico do momento em que, em Nova York, pessoas LGBTQIA+ em bares locais enfrentaram a violência policial rotineira contra aquela comunidade, especialmente em um bar chamado Stonewall.

A partir daí, o movimento LGBTQIA+ cresceu junto com o de direitos civis, ao lado do feminismo, do movimento negro e de demais identidades sociais contrárias aos sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação. Atualmente, paradas anuais acontecem em muitos países, inclusive no Brasil, relembrando Stonewall, promovendo o orgulho LGBTQIA+ e suas pautas.

Live

O evento Diversidade na Religiosidade é voltado ao lado humano do público interno do Tribunal de Justiça de Rondônia e do público externo, propondo uma reflexão e convidando ao diálogo familiar. O objetivo é identificar os aspectos jurídicos e práticas de inclusão no âmbito da religiosidade para a população LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, população trans, queer, intersexo, assexual e outras orientações sexuais e identidades de gênero), promovendo o bem-estar, a paz e a justiça, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O fórum contará com a participação de várias lideranças religiosas: o Bispo Anglicano Francisco de Assis da Silva, de Santa Maria (RS), ex-Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), além de advogado e mestre em Ciência Política; o jornalista e pastor Batista Moisés Santiago, também professor, mestre em Teologia e autor de livros; Thonny Hawany, professor de Letras e Direito, em Salvador (BA), e Bàbálòríṣá candomblecista, mestre em Educação e fundador do Grupo Arco-íris de Rondônia; e a servidora do TJRO Nilza Lagos, pesquisadora com pós-doutorado em Ciências das Religiões. Também serão exibidos vídeos com outros depoimentos especiais e, ao final da live, os ministrantes responderão às perguntas do público, em debate mediado pelo jornalista e analista judiciário Gustavo Sanfelici, lotado na Emeron e com pós-gradução em Gestão Cultural.

Durante as falas, serão reconhecidos os preconceitos, exclusão e dificuldades enfrentadas pela população LGBTQIA+ na vivência da fé e da religião, discutidos aspectos como o direito à religiosidade e a dicotomia liberdade religiosa e de expressão X discurso de ódio ou prática de crime de LGBTfobia e de reversão sexual, além de promovidas perspectivas inclusivas e de acolhimento. Serão abordados temas como a diversidade sexual e de gênero, equidade e combate à discriminação, o Dia do Orgulho LGBTQIA+, direito à fé e preconceito social.

A live, que acontece das 18 às 20h (19 às 21h pelo horário de Brasília), ficará posteriormente disponível para visualização de forma permanente, também no YouTube da Emeron:

As inscrições para certificação serão realizadas durante a própria live, por meio de formulário disponibilizado na descrição da transmissão.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados