Numa abordagem inovadora para a integralidade da saúde de servidores, servidoras, magistradas e magistrados, a Divisão de Saúde do Tribunal de Justiça de Rondônia realizou, no último dia 19, a mesa redonda “Saúde Mental e Espiritualidade”, evento em parceria com a Escola da Magistratura. A live foi mediada pelo psicólogo da Disau, Pedro Martins de Oliveira, que, com os palestrantes, abordou os vários aspectos que relacionam a espiritualidade à saúde mental individual e coletiva.

Os palestrantes foram a mestre em psicologia da saúde e saúde mental e aluna de doutorado em Psicologia da USP, Sálua Omais, e o analista processual em psicologia do Tribunal de Justiça de Rondônia, mestre em psicologia e aluno de doutorado em psicologia clínica, Leandro Aparecido Fonseca Missiatto. “A espiritualidade é uma dimensão da existência humana que permite à pessoa a conexão dela com o sagrado. Permeada por princípios humanitários, favorece ao crescimento pessoal, relações interpessoais mais amistosas e uma genuína e profunda relação de intimidade com a natureza. Pessoas que desenvolvem sua dimensão espiritual ampliam as chances de superar assertivamente momentos difíceis de suas vidas, controlam ansiedade e estresse e são mais habilidosas em percorrer caminhos existenciais de angústia, solidão e incertezas. Enfim, a espiritualidade é, sem nenhum tipo de dúvida, uma ferramenta importante para o autoconhecimento e saúde psicossocial”, destacou Missiatto.

A psicóloga da Disau e chefe em substituição da Seção Biopsicossocial, Iuna Pereira Sapia, avalia que o evento foi assertivo e muito bem-sucedido, considerando os feedbacks positivos e a ampla participação do público durante todo o evento. A mesa redonda contou com a participação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores de diversas comarcas e também com pessoas de fora da instituição, e está disponível para visualização no YouTube da Emeron.

Com mais de 500 visualizações, a live contribui para promover a acessibilidade e inclusão, sendo transmitida com tradução simultânea em Libras e audiodescrição. A chefe em substituição da Divisão de Saúde, Erika Berguerand de Melo, explicou que “a Disau está empenhada em promover ações que cuidem da saúde de forma integral e agora incluímos a saúde espiritual, em consonância com a Organização Mundial de Saúde”.

No mês de setembro, as ações da Disau serão centradas na prevenção ao suicídio, em decorrência da campanha Setembro Amarelo, e também nos cuidados com o coração (Setembro Vermelho).

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional

Permitida a reprodução mediante citação da fonte

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440