Na próxima terça, 21 de setembro, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron e a Divisão de Saúde e a Comissão Permanente de Acessibilidade do Tribunal de Justiça de Rondônia - TJRO, promovem no canal da Emeron no YouTube (youtube.com/EscolaEmeron), o Fórum Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A live, que será realizada às 10h (RO), é aberta ao público geral e terá certificação de 2 horas-aula, com inscrições realizadas durante a transmissão.

A ação integra a Campanha Setembro Verde, que dedica o mês de setembro à importância da acessibilidade e inclusão social, além disso, ocorre no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data criada a partir da iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão na sociedade das pessoas com deficiência.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), apontam que o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, ou seja, se o Brasil tivesse 100 pessoas, aproximadamente 7 delas teriam deficiência motora, 5 teriam deficiência auditiva e 19 teriam deficiência visual. Apesar dos mecanismos para a inserção das pessoas nessa condição nos espaços públicos, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a vivência das pessoas com deficiência ainda não é marcada por percalços.

Nesse sentido, a live propõe apresentar as experiências da pessoa com deficiência na busca pela inclusão a partir da visão das entidades representativas, como forma a demonstrar as necessidades dessas populações, desenvolver empatia com a causa e também pensar formas de atuação conjunta entre as instituições públicas e as entidades de representação. Na ocasião, também serão apresentadas as ações do Tribunal de Justiça de Rondônia acerca da garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

Participarão como palestrantes, os Presidentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Velho – APAE Antônio Carlos Berssane, da Associação dos Surdos de Rondônia – ASRO Geovane Vasconcelos Sousa, da Associação de Pais e Amigos do Autista - Ama RO Nilza Maria Ferreira da Silva, da Associação Pestalozzi de Porto Velho Margarida Maria de Paula Rocha e da Associação dos deficientes Visuais do Estado de Rondônia – ASDEVRON Robson André Santos de Souza, além da Gestora Geral da Associação Casa Família Rosetta Giusi Fulco. Os debates derão mediados pelo Juiz de Direito Flávio Henrique de Melo, membro das comissões Permanente de Acessibilidade do TJRO e de Magistrados, Servidores e Dependentes com Necessidades Especiais.

A Mesa Redonda será realizada no dia 21 de setembro, das 10h (11h pelo horário de Brasília), no YouTube da Emeron, ficando posteriormente disponível para visualização de forma permanente. O evento é gratuito e aberto ao público geral com certificação de 2 horas-aula para as pessoas que realizarem inscrição.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Rua Tabajara, 834. Bairro Olaria. CEP 76.801-316
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440