Na próxima quarta-feira (27), às 9h da manhã (horário de Rondônia), a Escola da Magistratura do Estado (Emeron) realiza mais uma live em seu canal (youtube.com/EscolaEmeron). Promovida pelo Centro de Pesquisa e Publicação Acadêmica (Cepep) da Escola, a palestra “Criptoativos e Smart Contracts – Impactos na atividade jurisdicional” será ministrada pelo Superintendente da Polícia Federal em Rondônia, Agostinho Cascardo Junior, especialista em Segurança Pública e Atividade Policial. O evento é destinado a magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia e haverá certificação de 2 horas-aula a todos(as) que se inscreverem durante a live.
O objetivo é apresentar os conceitos básicos de blockchain, criptoativos e smart contracts e demonstrar seus impactos na atividade jurisdicional. Agostinho, que cursa mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica na Universidade Nova de Lisboa e tem Certificação Profissional em Blockchain Fundamentals pela Universidade da Califórnia (Berkeley), demonstrará a importância da blockchain no presente e no futuro, introduzindo conceitos relacionados (coin, smart contract, DEX etc.).
O palestrante apresentará ainda como o crime organizado está fazendo e/ou pode fazer uso dessas tecnologias, além de demonstrar os efeitos dessa tecnologia disruptiva na investigação policial e, consequentemente, no processo penal. Por fim, Agostinho, que também tem Certificação Acadêmica em Inteligência Geoespacial pela Fundação de Inteligência Geoespacial dos Estados Unidos (USGIF), introduzirá algumas das formas de rastreio de criptoativos.
A live contribui para dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), trabalhados pela Emeron desde sua adesão como signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas e da Agenda 2030. O quarto objetivo visa assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos(as). Já o ODS 16 busca promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos(as) e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
A palestra será transmitida ao vivo pelo YouTube da Emeron das 9h às 11h desta quarta, dia 27/10, e ficará permanentemente disponível no canal para visualização posterior. O formulário de inscrição, para a certificação de 2 h/a, será disponibilizado na descrição da transmissão, durante o evento.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron