Na última quinta-feira, 18, o Centro Cultural e de Documentação História do Poder Judiciário de Rondônia – CCDH, integrante da estrutura organizacional da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – Emeron, promoveu sua primeira visita guiada voltada à estudantes e docentes da rede pública de ensino.

A visita à diversos prédios históricos de Porto Velho, entre eles o prédio do CCDH, foi proposta pelos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marcos de Barros Freire Maria Eugênia, de Língua Portuguesa, e Nelson Santos, de História e concluiu o projeto Itinerários Formativos, nas linhas “História e Memória” e “História e Literatura”.

Nove alunos participaram da visitação, conduzida pela historiadora do Centro Cultural Nilza Menezes. Nilza apresentou a edificação e sua história, desde sua construção para abrigar a Divisão de Educação de Porto Velho até sua disponibilização para a ocupação pelo Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia. Além da história do prédio também foram visitados a exposição permanente e o acervo documental.

A promoção de visitas guiadas e outras ações de ensino-aprendizagem relacionados à memória e à cultura fazem parte do rol de atribuições do CCDH. A visita guiada à Escola Marcos Freire foi a primeira atividade promovida neste eixo e servirá “como base para o planejamento das próximas visitações ao Centro Cultural e de Documentação Histórica”, afirmou Nilza Menezes.

Para os alunos, foi uma oportunidade de conexão com a história local e também de experimentar novas formas de aprendizado. “Está sendo uma experiência fantástica ver o passado e a história de uma maneira viva por meio dessas visitas”, pontuou o aluno César Augusto, 18 anos. Já para a aluna Elizane Ferreira, 19 anos, as visitas foram uma oportunidade “muito legal de conhecer coisas que nem sabia que existia sobre a história de Porto Velho”.

 

O Centro Cultural e de Documentação História do Poder Judiciário de Rondônia – CCDH funciona das 7h às 14h de segunda à sexta-feira.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficialtwitter.com/emeron_oficialfacebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440