Na próxima terça-feira, 8 de março, às 10h (RO), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia promovem a live “A Representatividade da Mulher nos Espaços Públicos”, em alusão ao Mês Nacional da História da Mulher. O evento, voltado à sociedade em geral, será transmitido gratuitamente pelo Canal da Emeron no Youtube (youtube.com/EscolaEmeron). 

O mês de março é celebrado em diversos países como o Mês Nacional da História da Mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU); e a outros marcos importantes para a história feminina que ocorreram neste interstício, como o primeiro grande desfile sufragista (03 de março de 1913). O momento visa trazer à tona discussões e protestos por direitos, bem como lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

O evento proposto pela Coordenadoria e pela Emeron tem como objetivo rememorar a trajetória da representação feminina ao longo da história e também promover a reflexão sobre os desafios e as perspectivas da presença das mulheres em espaços públicos, a partir da abordagem de temas como a presença da mulher no judiciário, nas ciências e na cultura, em posições de liderança, os impactos das múltiplas jornadas na saúde mental das mulheres, dentre outros.

Como convidadas para discutir as temáticas estão mulheres pioneiras na ocupação de cargos no judiciário:

- a Ministra do Superior Tribunal de Justiça Laurita Vaz;

- a Conselheira do Conselho Nacional de Justiça e desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Salise Monteiro Sanchotene;

- a Conselheira do Conselho Nacional de Justiça e Desembargadora do Tribunal do Trabalho da 4ª Região (TRT4) Tânia Regina Silva Reckziegel;

-  a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de Rondônia e atual Presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - Comissão Estadual de Rondônia (ABCMJ-RO) Zelite Andrade Carneiro;

- a Juíza do Tribunal de Justiça de Rondônia, atualmente juíza auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres;

- a juíza Juliana Paula Silva da Costa, membra do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Sistema de Socioeducação – GMF, do Centro de inteligência e da Coordenadoria da infância e Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Rondônia;

- a servidora e integrante do Projeto Aurora e do Grupo de Trabalho de Incentivo à Participação Feminina no Tribunal de Justiça de Rondônia Cecileide Correia.

Para abordar os impactos das múltiplas jornadas na saúde mental das mulheres, o evento conta com a participação da psicóloga do TJRO Denise Tofani Malheiros.

O evento será mediado pela psicóloga Mariangela Aloise Onofre, também integrante da Coordenadoria da Mulher e do Grupo de Trabalho de Incentivo à Participação Feminina.

A live “A Representatividade da Mulher nos Espaços Públicos” será realizada na próxima terça-feira, 8 de março, às 10h (RO) pelo Canal da Emeron no Youtube. O evento será certificado em 2 horas-aula, com inscrições realizadas durante o evento.

A realização do evento está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas, iniciativas globais que buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos e do qual a Emeron é signatária.

São diretamente atingidos os ODS 4 - Educação de Qualidade, que visa garantir o acesso à educação inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas; 5 - Igualdade de Gênero, alcançando a igualdade de gênero e empoderando todas as mulheres e meninas; ODS 10 – Redução das Desigualdades, objetivando a redução das desigualdades dentro dos países e entre eles e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando acesso à justiça para todos e todas e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_rondonia, facebook.com/EmeronRO e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados