Desde o último dia 3 de março, ocorre a fase de matrícula dos(as) alunos(as) aprovados dentro do quantitativo de vagas no processo seletivo da turma 2022 da Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM), curso de pós-graduação lato sensu oferecido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). Pela primeira vez realizado por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), o processo de matrícula é coordenado pela Divisão de Registro e Controle Acadêmico (Dirca) da Escola, que recebe os documentos dos candidatos até esta quarta-feira (9).

Foi enviado um e-mail aos alunos e alunas selecionados, solicitando que façam o cadastramento no SEI como usuário externo. Desta forma, um perfil é criado no sistema para cada aluno(a) e, após a liberação do usuário conforme sinalização da Dirca, um processo é encaminhado no qual o aluno deve inserir sua documentação, sendo que todos os arquivos precisam estar em PDF.

O administrador Endy Rodrigues, chefe da Seção de Registro e Controle Acadêmico (Serca), explica que, em um segundo momento, é feito o cadastramento do curso no sistema EscolaWeb e a matrícula de cada aluno(a) na turma correspondente (Porto Velho ou Cacoal). “O processo de matrícula este ano está sendo feito por meio do SEI, onde os alunos vão juntar a documentação necessária: RG, CPF, diploma de graduação, histórico de graduação, comprovante de endereço, uma foto 3x4 e, aqueles que são servidores do Poder Executivo, uma declaração ou comprovante de vínculo”, informa o servidor.

Após esse processo, a Dirca analisa toda a documentação, conferindo se está tudo correto, e gera uma ficha de matrícula, encaminhada junto com o contrato para que o aluno assine. “Só a partir daí ele está devidamente matriculado para cursar a EDCM de 2022”, conclui Endy.

Antes da pandemia, tudo isto era feito de forma presencial. Após uma primeira experiência no ano passado utilizando formulários do Google para anexar a documentação, a partir deste ano fica estabelecida a nova modalidade de matrícula por meio do SEI, o que facilita também para aqueles alunos(as) que não se encontram nas cidades-polo durante os dias da matrícula.

Em razão da pandemia, os serviços presenciais da Emeron ainda não estão completamente disponíveis ao público externo e as aulas da nova turma, tanto em Porto Velho como Cacoal, irão iniciar de forma remota. Caso haja segunda chamada para as matrículas, o período para envio dos documentos será de 10 a 11 de março.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no edital n. 1/2022-EMERON ou obtidas por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados