Psicólogos e Assistentes Sociais do Tribunal de Justiça de Rondônia que atuam na área de direito de família participaram nos dias 9 e 10 de agosto de atualização e capacitação em temas relativos a Direito da Familia, especialmente a Guarda Compartilhada, Alienação Parental e Sistema de Avaliação de Relacionamento Parental – SARP. O curso foi promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON) em Porto Velho e reuniu servidores da capital e do interior.

A formação foi ministrada pela psicóloga Beatriz Cancela Cattani, especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Avaliação Psicológica e Perita do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul em casos de disputa de guarda e regulamentação de visitas. Temas foco do curso, a Lei da Guarda Compartilhada e a Lei da Alienação Parental foram abordadas de forma a promover a integração entre o texto legal e a prática psicológica dos profissionais na identificação, atendimento e acompanhamento desses casos.

Na ocasião, o Sistema de Avaliação de Relacionamento Parental – SARP, conjunto de técnicas que avaliam a qualidade do relacionamento entre pais (ou responsáveis) e filhos para subsídio de recomendações acerca da disputa de guarda e/ou regulamentação de visitas em perícias judiciais foi apresentado aos participantes. O uso da mediação familiar nos procedimentos de prevenção e combate aos conflitos conjugais também foi discutida.

A realização do curso atende à solicitação de capacitação nesse tema pleiteada pelos núcleos psicossociais, diante do aumento das demandas que tratam de Guarda compartilhada e das queixas de Alienação Parental”.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Ascom
Permitida a reprodução mediante citação da fonte
Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/Emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados