A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – Emeron realizou na manhã do dia 16, um evento para apresentação de sua nova sede à imprensa rondoniense.

Os jornalistas foram recepcionados pelo Diretor, Desembargador Raduan Miguel Filho, e pela vice-diretora, Juíza Karina Miguel Sobral, com um café da manhã servido no hall central, principal espaço de convivência na nova sede. O diretor explicou aos profissionais da comunicação que, diante da inauguração do prédio no próximo dia 30, a visita tinha como objetivo apresentar às novas instalações e os serviços prestados pela Emeron à sociedade, que será a beneficiária da estrutura.

Raduan iniciou a programação da visita contando um pouco da história da Emeron. Ele destacou que as Escolas Judiciais e de Magistratura surgiram na década de 1980 com o propósito de aperfeiçoar o serviço público prestado à sociedade, com a preparação de candidatos à magistratura, por meio do Curso de Preparação para a Magistratura - CPM, e da formação continuada dos(as) magistrados(as) e de servidores.

O dirigente ressaltou a importância do CPM, rememorando que ele, assim como vários(as) dos magistrados(as) do judiciário rondoniense foram discentes do curso, que em 2011 foi transformado em especialização lato sensu em Direito para a Carreira da Magistratura – EDCM. Também apresentou os números do processo seletivo deste ano e as modernizações realizadas no curso em busca de ampliar o acesso da comunidade à. “Foram ampliadas o número de vagas em Porto Velho e Cacoal para que possamos atender a 160 discentes, com reserva de vagas à pessoas que se enquadram em minorias. Os novos alunos e alunas passam a contar com a possibilidade de, cumpridas todas as exigências e prazos, terminar o curso sem pagar absolutamente nada”, afirmou.

Em seguida foi realizada uma visitação à estrutura que será entregue nos próximos dias. Passando pelas salas de aula, laboratório e demais instalações pedagógicas, a direção explanou as possibilidades que cada espaço apresenta para as ações educacionais. A visita foi finalizada no Tribunal Pleno, local em que eram realizadas as sessões quando o prédio ainda abrigada a sede do Tribunal de Justiça de Rondônia e que foi completamente preservado na nova sede, inclusive passando por um processo de restauração.

Encerrando a programação, foi promovida uma coletiva de imprensa com o Diretor, Desembargador Raduan Miguel Filho e a vice-diretora, Karina Miguel Sobral, acompanhados dos diretores Pedagógico, Ilma Ferreira de Brito e Administrativo, José Miguel de Lima. Eles responderam às perguntas da imprensa a respeito da atuação da Emeron e também do novo prédio. A vice-diretora fez um panorama das ações voltadas à sociedade, com destaque para o Projeto “Se a Vida Ensina, eu sou Aprendiz”, que oferta disciplinas profissionalizantes e de formação cidadã para adolescentes em conflito com a lei. Karina apresentou aos jornalistas o funcionamento e objetivos do projeto, que classificou como uma ação relevante no combate à reincidência juvenil, a partir da promoção de conteúdos que promovam “a reflexão e permitam que estes jovens possam seguir um novo caminho”, finalizou.

A nova instalação da Emeron, localizada no Prédio que serviu como primeira sede do Tribunal de Justiça de Rondônia, está marcada para o dia 30 deste mês.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados