A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia - Emeron e a Divisão de Saúde e Bem-Estar - DISAU do Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO promovem nesta sexta-feira, 8 de abril, o seminário “Dinheiro: Modos de Usar |De que maneira as emoções interferem no seu bolso?”. O evento estava previamente agendado para o dia 1º deste mês, entretanto, precisou ser interrompido por questões técnicas e será retomado nesta sexta, 8 de abril, com transmissão gratuita pelo Canal da Emeron no Youtube (youtube.com/EscolaEmeron), às 10h (RO).

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor - Peic da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC apontam que em dezembro de 2021 o número de famílias brasileiras endividadas atingiu 76,3%, maior valor desde o início da pesquisa, em 2010. O índice, calculado mensalmente, vem aumentando desde o começo da pandemia do novo Coronavírus, mas foi agravado no ano passado com o aumento da inflação e a piora da economia.

Os números do endividamento também são resultados da falta de educação financeira, que não é uma cultura no país, e pela tênue relação entre saúde financeira e saúde mental. Nesse cenário, o endividamento afeta diretamente as emoções, gerando estados de estresse, depressão e outros. Além disso, desequilíbrios emocionais podem impulsionar gastos excessivos como válvula de escape e, ainda, impactar a vida profissional e acarretar em prejuízos para a renda.

A realização do seminário faz parte do Projeto Saúde Financeira (antigo Educação Financeira) da Disau, que retoma suas atividades após um hiato decorrente da pandemia. O evento tem como objetivo analisar as relações entre saúde mental e organização pessoal e de que forma a condição psicológica individual afeta a utilização dos recursos financeiros. Partindo da análise do significado emocional do dinheiro, serão feitas reflexões sobre as formas de lidar com dificuldades emocionais associadas a dificuldades econômicas e também de identificar a necessidade de auxilio especializado em situações que envolvam dívidas e questões financeiras.

O tema será abordado por Valéria Meirelles, psicóloga, doutora e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica – PUC SP, palestrante e facilitadora de oficinas com assuntos voltados à Psicologia do Dinheiro, autora dos livros Lado a lado: prática clínica e sucesso financeiro e Uso do dinheiro na vida adulta: uma perspectiva da psicologia clínica e da psicologia do dinheiro. Valéria possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Família, atuando principalmente nos temas: dinheiro, carreira, família, mulher, ciclo vital.

A palestra será mediada pela Psicóloga da Seção Biopsicossocial da DISAU Mariangela Aloise Onofre. Mariangela é Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, especialista em Terapia Familiar Sistêmica, membra da Coordenadoria da Mulher do TJRO e do Projeto Aurora, além de atuar como instrutora interna da EMERON.

O Seminário “Dinheiro: Modos de Usar |De que maneira as emoções interferem no seu bolso?” será realizado nesta sexta-feira, 8 de abril, às 10h (RO) pelo Canal da Emeron no Youtube. O evento será certificado em 1h30 horas-aula.

A realização do evento está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas, iniciativas globais que buscam assegurar os direitos humanos para todas as pessoas, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos e do qual a Emeron é signatária.

São diretamente atingidos os ODS 3 – Boa saúde e Bem-Estar, que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades; 4 - Educação de Qualidade, que busca garantir o acesso à educação inclusiva e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e todas; ODS 10 – Redução das Desigualdades, que tem como intuito reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles e 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, ao promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando acesso à justiça para todas as pessoas e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440