A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) está com inscrições abertas, para magistrados(as), para a segunda turma do curso Fundamentação e Argumentação Jurídica na Área Cível. A formação será realizada no mês de maio, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Emeron, com atividades síncronas e assíncronas.

 

O direito contemporâneo prioriza a racionalidade das decisões judiciais, tanto que o atual Código de Processo Civil traz, de forma explícita, as exigências quanto à fundamentação das decisões, buscando evitar pedidos desarrazoados e decisões inexplicadas. Nesse contexto, o(a) magistrado(a) ocupa-se da complexa tarefa de interpretar textos jurídicos e exercer sua contínua adaptação às diversas necessidades sociais, sempre buscando o mais adequado ao caso concreto, daí a necessidade de contínuo aprimoramento, para que o(a) julgador(a) possa apresentar uma motivação rica em argumentos, inclusive para legitimar a decisão.

 

A oferta da formação visa contribuir para o alcance da meta Celeridade e Produtividade na Prestação Jurisdicional, ao preparar magistrados(as) e seus assessores(as) para o entendimento da teoria e da prática relativas à matéria e sua posterior vinculação com a atividade jurisdicional, no exercício da fundamentação e argumentação bem fundadas, que alcancem a generalidade, objetividade e racionalidade desejadas.

 

O curso será ministrado por José Ricardo Cunha, doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e editor-chefe da Revista Direito e Práxis; e pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, discente de doutorado em Ciência Jurídica e professor de Direito Constitucional da Emeron, Alexandre Miguel.

 

A unidade inicial da formação aborda o método do caso e sua utilização na fundamentação e argumentação. O restante do curso é dedicado ao Laboratório de Argumentação e Fundamentação, em que serão apresentados casos para estudo em grupo e individual, com debates compostos por proposta de decisão e fundamentação. Por meio da prática, o curso busca estabelecer a dinâmica, os elementos característicos e as principais estratégias de operacionalização da fundamentação e argumentação jurídica, possibilitando a vinculação com a atividade jurisdicional.

 

Os(as) magistrados(as) interessados(as) em participar da formação podem realizar suas inscrições até o dia 26 de abril, por meio do preenchimento de formulário disponibilizado no menu Inscrições, na página da Emeron.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440