A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) abriu hoje (2) as inscrições para a segunda turma da Oficina Pedagógica do Curso de Especialização Lato Sensu em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM) – Formação de Formadores (FoFo) Nível 2. Com vinte (20) vagas, voltadas a magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário do Estado interessados na docência, a oficina de 20 horas-aula será realizada de forma online, entre os dias 12 de maio e 10 de junho, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Emeron.

As inscrições podem ser feitas por meio do menu Inscrições, no site da Escola (emeron.tjro.jus.br), até a próxima quinta-feira, 5 de maio. A participação se dará por ordem de inscrição e, preenchido o número de vagas, o formulário será encerrado automaticamente.

Assim como na primeira turma, a oficina será ministrada por Thaís Bombardelli, secretária executiva do Departamento Pedagógico (Deped) da Emeron, com codocência do juiz e professor da EDCM Edenir Albuquerque. A servidora possui capacitação na área de utilização do Ambiente Moodle (AVA), Formação de Tutores e Criação de Videoaulas, e atualmente é formadora cadastrada no sistema Educa Enfam, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

Os cursos FoFo são aqueles destinados ao desenvolvimento de competências para atividades docentes, nas modalidades presencial e a distância, e os voltados ao aperfeiçoamento do trabalho pedagógico do(a) formador(a) e da equipe técnico-pedagógica das escolas. A Oficina Pedagógica ofertada pela Emeron enquadra-se na categoria de formação de formadores para a educação a distância e recebeu, por meio da Portaria de Credenciamento N. 11, de 1° de fevereiro de 2021, certificação de equivalência ao Nível 2 do Programa de Formação de Formadores da Enfam.

O workshop tem como objetivo desenvolver as habilidades docentes no que diz respeito à ferramenta Moodle e seus recursos e ao planejamento e produção de materiais audiovisuais, preparando os(as) pretensos(as) docentes para que possam atuar em consonância com o projeto pedagógico da Escola, de forma a contribuir com o desenvolvimento profissional dos(as) discentes. Serão abordados ainda o papel do(a) tutor(a) e ferramentas de interação e avaliação.

A oficina também contribui para a implantação do Banco de Formadores, tendo em vista a necessidade de sistematizar o cadastro de instrutores e otimizar os fluxos pertinentes à indicação de ministrantes.

Primeira turma

Entre os dias 14 e 25 de março, vinte magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia participaram da primeira turma da Oficina Pedagógica, também ofertada, na modalidade EaD, a quem já atua ou deseja atuar como instrutor interno na Emeron. A chefe da Seção de Coordenação de Pós Graduação (Secopos) da Escola, Thais Brito, que participou da formação, diz que foi de grande valia: “O curso tinha por objetivo nos mostrar como funciona o AVA, como o tutor consegue inserir arquivos, avaliações, e também aprendermos a gravar videoaulas, isso foi muito importante porque essa é a nossa nova realidade, técnicas e ferramentas para fazer a gravação e edição dos nossos vídeos”.

Thais destaca que a oficina não ficou somente na parte teórica, tendo também aplicação prática. “A tutora ia mostrando as ferramentas e nós já íamos mexendo nelas e podendo incluir, ao mesmo tempo que a gente aprendia, e a oficina também resultou em um produto final: cada aluno pôde gravar uma videoaula, com todas as ferramentas que ela ensinou, todos os formatos, edição de vídeo, isso foi muito interessante e o diferencial”, conclui a servidora.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440