No dia 31 de maio, a partir das 10h (hora RO), a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizará mais um evento virtual, em seu canal no YouTube (youtube.com/EscolaEmeron). O seminário Pandemia e a Saúde Emocional e Social trará vários(as) psicólogos(as) e assistentes sociais do Tribunal de Justiça, com o objetivo de identificar os fatores de riscos emocionais causados pela pandemia de Covid-19, reconhecendo a importância de assegurar apoio à saúde mental em âmbito pessoal, familiar e comunitário, a fim de que os riscos sejam minimizados.

Voltada ao público geral e de forma gratuita, a live será certificada pela Emeron em 2 horas-aula a todas as pessoas que assistirem ao vivo e preencherem o formulário de frequência, que será disponibilizado durante a transmissão. O seminário será aberto pela vice-diretora da Escola, juíza Karina Miguel Sobral.

Com participação do público por meio de perguntas no chat, a mediação do fórum será conduzida pelo psicólogo da Divisão de Saúde (DiSau) do TJRO Pedro Martins, mestre em psicologia pela Universidade Federal Fluminense. A live terá como palestrantes, também do Tribunal de Justiça: a psicóloga Aline Dantas, mestra pela Universidade Federal de Rondônia (Unir); a assistente social e psicóloga Daniele Pacher, com especialização em Terapia Familiar Sistêmica; a assistente social aposentada e terapeuta Maria Inês Oliveira, com especialização em Violência Doméstica e Familiar contra Crianças e Adolescentes; e a psicóloga Mariangela Onofre, mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Unir.

A pandemia de Covid-19 surpreendeu ao se alastrar pelo mundo, gerando ameaças e impondo mudanças e desafios à civilização humana. O cenário de instabilidade, vulnerabilidade e imprevisibilidade elevou os níveis de tensão emocional. O medo de contágio, a preocupação em perder familiares, o sofrimento e a morte de parentes, o luto, muitas vezes agravados pelo sofrimento causado pela imposição do distanciamento social e pela interrupção dos planos de vida, além de outras situações, como perda do emprego e renda e violência doméstica, aumentaram os riscos emocionais.

Nesse contexto, algumas emoções precisam ser consideradas, como solidão, ansiedade, pânico, angústia, tristeza, medo da perda, da morte, do desamparo, raiva, irritabilidade, sensação de perda de controle da própria vida, perda da independência, da autonomia. Além disso, algumas questões emocionais, se não tratadas adequadamente, podem desencadear reações físicas como insônia, taquicardia, baixa defesa imunológica, dores de cabeça, queda de cabelo, tensão muscular, entre outras. Dessa maneira, é fundamental compreender que cada pessoa lida com o estresse de maneira diferente, podendo tornar o seu estado emocional mais fragilizado ou fortalecido diante das situações adversas.

Desenvolvimento Sustentável

A Emeron faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e um esforço conjunto de países, empresas, instituições e sociedade civil. O Pacto engaja as organizações a alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, e a desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030.

A realização do seminário atende a três dos ODS: o 3 – Saúde e Bem-Estar, que visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar, em todas as idades; o ODS 4 – Educação de Qualidade, que busca garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida; e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que promove sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440