
Magistrados (as) e servidores (as) participaram da cerimônia de abertura, na terça-feira
O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, e o Corregedor Geral da Justiça, desembargador José Antonio Robles, abriram a Exposição 40 anos do TJRO, no Porto Velho Shopping, na última terça-feira (9). Em um stand dedicado ao Poder Judiciário, fotografias de época, vídeos institucionais e atendimentos da Operação Justiça Rápida estão disponíveis para toda a população. No local ainda haverá palestras sobre direitos da infância, Fórum Digital e a realização de casamento comunitário, que será no dia 21.
Ao anunciar a programação, o presidente do TJRO destacou que a exposição conta a história da Justiça antes e depois da instalação do estado e como cada evento marcante foi importante para que hoje o Tribunal possa desfrutar de credibilidade e nível de excelência. “Se estamos aqui hoje, é porque temos história de bons serviços. E assim devemos continuar construindo essa história”, declarou o desembargador.
Entre os registros históricos expostos está a Ata de Instalação da comarca de Santo Antônio. Manuscrito, o documento foi preservado pela instituição e marca o início da presença do Poder Judiciário na localidade. Outras fotos registram a posse da primeira turma de magistrados (as) do estado, operações da Justiça Itinerante, programações artísticas e cursos da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), entre outros. Vídeos institucionais sobre a história da instituição também estão sendo exibidos.
Para o corregedor geral, tão importante quanto divulgar a trajetória do TJRO é ampliar o acesso à Justiça, oferecendo serviços que aproximam o cidadão na luta pela efetivação de direitos. “Hoje é um dia festivo para o TJRO, pois temos também a oportunidade de proporcionar o atendimento a quem precisa. E essa é a nossa missão institucional”, disse.
Ontem (11), direção, servidoras e servidores da Emeron visitaram a exposição. Acompanhado pelo decano do TJRO, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, o diretor da Escola, desembargador Raduan Miguel Filho, percorreu todo o espaço expositivo ao lado da vice-diretora, juíza Karina Miguel Sobral, e da secretária-geral, Érica Machado.
Programação
A Emeron também propôs uma série de atividades, que estão acontecendo ao longo da programação da exposição. Na quarta-feira (10), ocorreu a primeira oficina de contação de histórias, com a diretora da Divisão de Registro e Controle Acadêmico (Dirca), Maria Luzia Navarrete, para alunas e alunos da Escola Bilíngue de Porto Velho.
Também já foram realizadas uma série de visitas monitoradas à exposição. Diferentes turmas das Escolas Marcos Freire e Eduardo Lima e Silva foram recebidas e guiadas por monitores do Centro Cultural e de Documentação Histórica (CCDH) do Judiciário de Rondônia, que integra a Emeron.
Nesta sexta (12), às 19h, acontece a mesa redonda Educação Corporativa: Perspectivas e experiências no Sistema de Justiça, aberta ao público geral. Participarão da mesa as pedagogas Ilma Brito, diretora do Departamento Pedagógico (Deped) da Emeron, Marciane Rossi, diretora da Divisão de Planejamento Pedagógico (Diped), Débora Gemelli, chefe da Seção de Planejamento de Educação a Distância, e as estagiárias Lívia Schumann e Aline Aires, ambas também do Deped e acadêmicas de Pedagogia.

Na semana que vem terão continuidade, de terça a sexta, as visitas monitoradas para as escolas, incluindo o Instituto Laura Vicuña, além de uma visita guiada em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para a Escola Bilíngue. Na quarta-feira (17), a partir das 10h, haverá a mesa redonda História, preservação e cultura, aberta ao público.
Por fim, na tarde do sábado, dia 20, serão realizadas em sequência e também abertas ao público: oficina de contação de contos regionais, às 14h30; oficina Glossário da Diversidade, às 16h, pelo Comitê da Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade; e o lançamento do livro “Era uma Vez: Histórias de Vidas Encarceradas”, de autoria do juiz do TJRO Haruo Mizusaki, em noite de autógrafos a partir das 19h.
A exposição acontece próximo à entrada A, do chafariz. O horário de funcionamento é de 10h às 22h.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron