Iniciado em 2014 como uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, o Setembro Amarelo surgiu a partir do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro) e atualmente ações em torno do tema já acontecem durante todo o ano. Para marcar a data, a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e a Divisão de Saúde (DiSau) do Tribunal de Justiça do Estado realizarão a live “Setembro Amarelo: Agir para prevenir!” na próxima terça-feira (13), às 8h, no canal da Escola no YouTube (youtube.com/EscolaEmeron).

O suicídio é uma realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios ao ano, sem contar os episódios subnotificados, pois com eles estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% dos casos de suicídio estão relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, grande parte dos casos poderia ser evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Para falar sobre o assunto, participarão da live a psiquiatra Ismália Oliveira, lotada na DiSau e com residência médica em Psiquiatria no Hospital Regional de Presidente Prudente/SP, e o psicólogo forense Cristiano Correa de Paula, lotado no Núcleo de Perícia Psicossocial do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Porto Velho e mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, além de professor universitário. Eles serão mediados pela psicóloga Iuna Sapia, lotada na Seção Biopsicossocial da DiSau.

A ação tem como objetivo estimular as pessoas a cuidar da saúde mental e buscar ajuda profissional em caso de adoecimento e, especialmente, de ideação suicida. Os ministrantes vão indicar estratégias de cuidados com a saúde mental para prevenir o adoecimento psíquico e explanar sobre as diferenças entre o sofrimento psíquico normal e o patológico, além de discorrer sobre os sinais de alerta indicativos de maior risco de suicídio e apresentar as formas de obter ajuda em caso de necessidade.

A live é aberta ao público geral e terá certificação de 2 horas-aula a todos que participarem, bastando preencher o formulário de frequência que será disponibilizado durante a transmissão.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados