A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) abre, de hoje (19) até a próxima sexta-feira, 23 de setembro, as inscrições para a Formação de Instrutores da Oficina de Parentalidade e Divórcio, que será realizada de 10 de outubro a 1º de novembro, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Emeron e plataforma Zoom. As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 4 (quatro) para juízes e juízas das varas cíveis, de família e sucessões do Tribunal de Justiça do Estado; 2 (duas) para promotores/as de Justiça; e 2 (duas) para defensores/as públicos/as.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Escola (emeron.tjro.jus.br), no menu Inscrições. O curso também é voltado a assistentes sociais e psicólogos/as lotados/as nos Núcleos Psicossociais das comarcas do interior, além de mediadores/as e conciliadores/as dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs), que serão convocados/as pela Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Carreiras (Diadec) do Tribunal de Justiça.

Com 20 horas-aula, a formação será ministrada pelos psicólogos do TJRO Fredson Batista, mediador de conflitos com pós-graduação em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Católica de Rondônia, e Isabela Paludo, mestra em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) em parceria com a Emeron. O objetivo é que os/as participantes passem a atuar como multiplicador/a e instrutor/a das Oficinas de Parentalidade e Divórcio.

Pais e Filhos

Consideradas um instrumento de pacificação social no Judiciário de Rondônia, as Oficinas de Pais e Filhos desenvolvidas na comarca de Porto Velho servem como modelo a ser replicado nas sedes judiciárias do estado, de forma a promover o aprimoramento da gestão judiciária de conflitos e da qualidade da prestação jurisdicional, adequando dinâmicas, métodos e práticas para o alcance de resultados mais eficazes, que contribuam para o efetivo acesso à justiça e consequentemente validem os princípios dos direitos humanitários em todo o estado.

A Oficina de Pais e Filhos consiste em um programa educacional interdisciplinar para casais em fase de reorganização familiar, oriunda do rompimento do vínculo conjugal, com reflexos nos filhos menores, e visa harmonizar e estabilizar as relações familiares neste difícil momento da vida. A ruptura do relacionamento pode ser mais estressante para os filhos, por esta razão a Oficina é pensada com o objetivo de apoiar as famílias a entenderem o que ocorre com as crianças e adolescentes após a separação e, a partir disto, se organizarem para colocar em prática mudanças eficientes para o bom entendimento familiar, buscando o menor dano emocional a todos os envolvidos.

Portanto, a Formação de Instrutores visa difundir a metodologia das Oficinas de Pais e Filhos em todas as comarcas de Rondônia, para que possam auxiliar as famílias a buscarem soluções satisfatórias para seus próprios conflitos. Assim, o curso demonstrará o benefício do programa, o impacto positivo nas lides judiciais e a relevância em expandir essa política pública para as outras comarcas.

Para tanto, haverá atividades e webconferências, nas quais serão tratados conteúdos como: extinção da conjugalidade; os filhos do divórcio; a decisão judicial e os conflitos familiares; a reinvenção do Poder Judiciário Pós-Moderno: de julgador e aplicador da lei a sensível protagonista da cultura de paz; a gestão adequada dos conflitos familiares e a interdisciplinaridade; a Educação Parental e o Poder Judiciário; desjudicialização; superação de crise familiar; e técnicas autocompositivas e consensuais de prevenção e resolução de conflitos. Também serão abordados o conceito, público alvo, metodologia, conteúdo e feedback das famílias nas Oficinas de Parentalidade e Divórcio.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69)3309-6440