A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) prorrogou até a próxima segunda-feira, dia 7 de novembro, as inscrições para o seminário “Racismo, Antirracismo e Políticas Institucionais”, alusivo ao Mês da Consciência Negra em Rondônia. O evento acontecerá no dia 16 de novembro, das 8h às 13h.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Emeron (emeron.tjro.jus.br/inscricoes). O formulário ficará disponível até as 14h do dia 7 de novembro.
O seminário, que será realizado no auditório do edifício-sede do Ministério Público de Rondônia (Rua Jamary, 1555 – Porto Velho), também será transmitido pelo Youtube do MPRO (youtube.com/mprobr) e contará com palestras da fotógrafa Marcela Bonfim, da promotora de Justiça da Bahia Lívia Sant’Anna Vaz e do juiz de Direito Fábio Esteves, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
Dentre os temas que serão abordados no seminário estão o racismo institucional, questões raciais nas políticas judiciárias, antirracismo no Poder Judiciário e Amazônia negra.
O encontro é parte das atividades desenvolvidas pelo Comitê Gestor da Política Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, composto pelo MPRO, Tribunal de Justiça de Rondônia e Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC).
Sobre os palestrantes
A fotógrafa Marcela Bonfim é formada em economia. A multiartista se mudou de São Paulo para Porto Velho em busca de oportunidades de trabalho e acabou por descobrir na capital rondoniense a sua própria negritude através do rosto, na história e identidade de personagens com as quais cruzou e registrou.
Lívia Sant'Anna Vaz é promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, atuando na Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, desde 2015. Mestra em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi nomeada uma das 100 pessoas de ascendência africana mais influentes do mundo (Most Influential People of African Descent, Law & Justice Edition).
Completa a lista de palestrantes o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) Fábio Esteves, que é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UNB) e doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente exerce o cargo de juiz instrutor do gabinete do Ministro Edson Fachin, no Supremo Tribunal Federal (STF). É também professor de Direito Constitucional e de Direito Administrativo da Escola da Magistratura do Distrito Federal, cofundador do Encontro Nacional de Juízes e Juízas Negros – ENAJUN e do Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação – FONAJURD, além de presidir a Comissão Multidisciplinar de Inclusão do TJDFT.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron