A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) encerrou na última semana o curso de Constelação Familiar para magistrados(as) e servidores(as). O tema do último módulo foi “A dinâmica sistêmica por trás das profissões”.
O objetivo da ação foi possibilitar uma atuação mais humanizada dos participantes em determinadas instâncias, bem como clareza no contexto dos fatos da vida em sociedade, sempre visando a melhoria da saúde dos magistrados(as) e servidores(as).

O emprego da técnica Constelação Familiar na Justiça visa proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional, por meio de uma percepção mais efetiva de si e de sua origem, a partir do entendimento das três leis universais: pertencimento, equilíbrio e ordem.
O curso teve início em maio de 2019 com previsão de conclusão no segundo semestre de 2020. Entretanto, com o advento da pandemia, as atividades foram suspensas e retomadas apenas neste ano, dadas as peculiaridades do curso, que exigem a participação presencial.
A formação contou com oito módulos que abordaram a origem das constelações familiares, ordens do amor, árvore genealógica, casais, fundamentos sistêmicos, ordens da ajuda e, finalmente, a dinâmica sistêmica por trás das profissões. Cada etapa teve carga horária de 20 horas, totalizando 160 horas de atividades.
A servidora Camila Braga, que atua no edifício-sede, foi uma das participantes. Ela diz que reconheceu questões próprias para resolver e viu na constelação familiar uma ferramenta de solução.
“Se nós estamos em desordem com o nosso sistema, a chance de nossa vida estar desregrada é muito grande. Então essa desorganização no nosso sistema traz vários prejuízos na saúde, financeiros, na família porque a tendência é que os modelos dessa desordem se repitam”, analisou.
Com a conclusão do curso, Camila acredita que vive de forma mais saudável as relações, com maior nível de consciência dos acontecimentos. “Posso dizer que a minha vida pode ser dividida entre o antes e o depois da constelação familiar”, finalizou.
A Emeron recebeu diversos feedbacks positivos do referido curso, em que magistrados e servidores reportaram a importância da qualificação recebida, e do cuidado com a saúde que isso tem proporcionado. Tudo denota que o objetivo do curso foi atingido, e se está no caminho certo para, acima de tudo, cuidar das pessoas.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron