A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realiza nesta sexta-feira, 9 de dezembro, a Live “Como construir uma comunicação mais diversa, inclusiva e acessível para todas as pessoas?”, dentro da programação da Semana da Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência.

O horário da transmissão foi adiantado para 8h devido a redução do expediente do TJRO nesta sexta-feira, dia em que a Seleção Brasileira de futebol masculino joga as quartas de final da Copa do Mundo.

Para acompanhar a live, basta acessar o canal da Emeron no Youtube (youtube.com/EscolaEmeron). Haverá acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os participantes que registrarem a presença durante o evento receberão certificado de 1h30 hora-aula.

A atividade é promovida pela Emeron, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) do Tribunal de Justiça de Rondônia e com o Comitê Gestor da Política Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, composto pelo TJRO, Ministério Público do Estado e Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC).

A palestrante da transmissão será a jornalista Elza Maria Albuquerque, especializada em produção de conteúdo acessível, diverso e inclusivo. Ativista por uma comunicação acolhedora, humanizada e sem barreiras para todas as pessoas, ela trabalha com comunicação há mais de 15 anos e atua na área de acessibilidade digital desde 2010. Em 2019, idealizou a Maria Inclusiva, com o propósito de colaborar para que mais pessoas tornem o mundo melhor com a comunicação diversa, acessível e inclusiva. Por meio da empresa, realiza treinamentos, palestras e produção de conteúdos pontuais. Também cria, apoia e realiza consultoria para transformar projetos.

O mediador da live será o jornalista Felipe Araújo, graduado em Jornalismo pela Uniron, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado no ambiente 4.0 pelo Ipog. Atualmente é Assessor de Comunicação do MPRO.

A Semana da Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência começou no dia 3 de dezembro com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional da Acessibilidade (5 de dezembro). No próximo sábado (10) é o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos e Dia da Inclusão Social e no dia 13 é o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual.

Desenvolvimento Sustentável

A live contribui ainda para cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual a Emeron é signatária. São eles: 4 – Educação de qualidade; 10 – Redução das desigualdades; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; 16 – Paz, Justiça e instituições eficazes; e 17 – Parcerias e meios de implementação.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

instagram.com/emeron_oficial

twitter.com/emeron_oficial

facebook.com/emeron.oficial

youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados