Com o objetivo de aprimorar o trabalho de assistentes sociais e psicólogas do Tribunal de Justiça de Rondônia, a Escola da Magistratura do Estado (Emeron) realizou o curso “Reencontro com a Criança Interior”, para quase 20 profissionais dessas áreas, que atuam com crianças e adolescentes na Vara da Infância e da Juventude de Porto Velho.
As participantes são lotadas nas seções de Colocação Familiar, Identificação e Providências, Fiscalização de Programas Protetivos, Assessoramento Psicossocial, Núcleo Psicossocial da Vara de Proteção à Infância e Juventude, Núcleo de Perícia Psicossocial do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais.
A formação é uma estratégia necessária e efetiva, tendo em vista a especificidade do trabalho realizado por essas profissionais e o cuidado e assistência especial que crianças e adolescentes demandam.
Na prática, a expectativa é que haja uma ampliação da qualidade das intervenções psicossociais a esse público em extrema vulnerabilidade e sofrimento, nas situações acompanhadas pela Vara de Proteção à Infância e Juventude.
Nas duas unidades do curso, as participantes passaram por tópicos como identificação da criança interior, linguagem e necessidades, vivências recursivas, neurobiologia do trauma, regulação e desregulação do sistema nervoso, características psicológicas do trauma, recursos terapêuticos para lidar com o trauma e instâncias psíquicas.
O curso foi realizado nos dias 01 e 02 de dezembro e contou com atividades vivenciais, artísticas e psicocorporais ministradas pela psicóloga Maria Odile Queiroz de Britto, com mais de 40 anos de experiência clínica.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: