A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, na última quinta-feira (2/3), como parte da programação do Módulo Nacional de Formação Inicial do Tribunal de Justiça de Rondônia, uma visita à sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Trinta juízas e juízes recém-ingressos na carreira tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história e do funcionamento do Tribunal da Cidadania.
A visita foi conduzida pela Secretaria de Documentação, por meio da Seção Educativa e Social do STJ, que recepcionou os magistrados no edifício dos plenários e os conduziu pela Galeria dos Ministros, Espaço Cultural, exposições permanentes do museu, Corte Especial e Tribunal Pleno. As magistradas e os magistrados foram recebidos pela presidente do STJ, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, e pelo diretor-geral da Enfam, o ministro Mauro Campbell Marques.
Maria Thereza enfatizou a importância da formação inicial e reforçou que ela continua para a vida inteira. “A formação que estão recebendo na Enfam permitirá a vocês exercer a magistratura de uma forma ética, respeitando o cidadão”, disse ela, que deixou um conselho para os recém-ingressos na magistratura: “Estejam perto dos servidores, os tratem de forma humana, de forma digna”.
O diretor da Escola, ministro Mauro Campbell Marques, explicou a sua intenção ao incluir a visita ao STJ no programa da formação inicial. “Essa visita não é um mero tour. Ela tem um sentido institucional de saber que esta aqui é a casa de vocês. Precisamos quebrar o temor reverencial. Vocês não têm que ter nenhum prurido para entrar aqui nesta Casa e tenham a tranquilidade de que, quando tiverem qualquer dúvida ou precisarem de qualquer material, podem contar conosco”, disse ele.
A magistrada Ana Carolina Ferreira Marques, natural de Recife, atuará no Tribunal de Justiça de Rondônia e é uma das dez mulheres que participam desta turma de formação. Ela salientou a importância de poder materializar a figura que tinha em seu imaginário do Tribunal da Cidadania. “A experiência foi incrível. O STJ carrega uma história intensa de luta, de conquistas de direitos e de promoção dos direitos fundamentais. É diferente ter esse lugar no imaginário e conhecê-lo pessoalmente”, afirmou.
Ana falou também sobre o momento histórico atual, com duas mulheres na presidência dos principais tribunais superiores. “Nossa turma tem trinta juízes novos; destes, dez são mulheres. Fico feliz em perceber que estamos ganhando cada vez mais espaço. O Judiciário tem uma nova cara”, evidenciou.
A partir de hoje (6), os novos magistrados e magistradas do Poder Judiciário de Rondônia retornam para o Módulo Local do Curso Oficial de Formação Inicial, realizado pela Escola da Magistratura do Estado (Emeron). Durante a semana, terão aula sobre a Central de Processos Eletrônicos – CPE, os Sistemas de Informática do PJRO e o Processo Judicial Eletrônico – PJe.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações da Enfam)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte