O mês de fevereiro foi marcado pelo início do ano letivo na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). Além de formações presenciais, nesse mês foram concluídos dois cursos na modalidade Educação a Distância, que tratam da prevenção ao assédio e de acessibilidade.

O curso “Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação” ocorreu entre os dias 6 e 15 de fevereiro. O formato adotado foi o autoinstrucional, em que cada aluno faz as atividades no seu tempo e ritmo, com carga horária de 5 horas-aula.

A formação faz parte da Trilha de Aprendizagem Escola de Gestores e foi estendida a servidores(as) das áreas meio e fim do Poder Judiciário de Rondônia que não realizaram essa trilha. O conteudista do curso foi o psicólogo Marcos Paulo Soares da Silva, doutor em Psicologia Social e que integra o quadro de pessoal do Tribunal de Justiça do Estado, lotado na Seção de Desempenho e Desenvolvimento de Gestores e Servidores.

O objetivo foi provocar os(as) participantes a adotar ações que assegurem o respeito à diversidade e coíbam toda e qualquer forma de discriminação e assédio moral e sexual nas relações de trabalho, no âmbito do PJRO.

Acessibilidade

Já o curso “Atendimento às Pessoas com Deficiência” foi disponibilizado de 13 a 28 de fevereiro, como uma replicação da formação realizada em 2022. A carga horária foi de 6 horas-aula.

Foram convocados(as) e participaram servidores(as) que prestam atendimento nas comarcas. A intenção foi oferecer informações para que o(a) participante adapte a sua perspectiva em relação à pessoa com deficiência, facilitando e estimulando o convívio, garantindo uma experiência mais igualitária quando elas buscam pela justiça.

A formação foi apresentada pelo juiz Flávio Henrique de Melo, doutor em Ciências Jurídicas e membro das comissões de acessibilidade do TJRO e de magistrados, servidores e dependentes com necessidades especiais da Ameron.

Para a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages), Maiara Ribeiro, que esteve na turma do ano passado, a ação formativa contribuiu mais uma vez para a eliminação e prevenção de barreiras nas comunicações e na informação. “O curso apresentou dinamicidade e inovação na exposição do conteúdo pelo instrutor e também do material e atividades, demonstrando o esforço envidado, comprometimento e alta qualidade”, avaliou a servidora.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron

Poder Judiciário de Rondônia
Escola da Magistratura
Av. Rogério Weber, 1872, Centro. CEP 76801-906
emeron@tjro.jus.br
(69) 3309-6440
Emeron © 2025 | Todos os direitos reservados