Na última semana, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) recebeu a visita do diretor da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), desembargador Elcio Mendes, e do coordenador pedagógico, juiz de Direito Lois Arruda. O objetivo dos encontros foi o reforço na parceria para ações institucionais conjuntas.
A visita começou na terça-feira, 7, quando os integrantes do Judiciário acreano conheceram a estrutura da Emeron, como as salas de aula, laboratório de informática e biblioteca, além do Pleno Histórico, preservado do período em que o prédio funcionou como sede do Tribunal de Justiça de Rondônia.
A equipe do Acre, também integrada pelo assessor de gabinete Aristóteles Freire, foi recebida pelo diretor da Emeron, desembargador Raduan Miguel Filho, pelo presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, pela vice-diretora da Escola, juíza de Direito Karina Miguel Sobral, pela secretária-geral Érica Machado e pelo coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica (Cepep), juiz de Direito Arlen José de Souza.
“Que as escolas se unam para um objetivo comum, de troca de ideias, de informações, de modo que um aprende o que o outro faz de bom e compartilha os conhecimentos. Esse compartilhar expertises é fundamental e nos colocamos à inteira disposição, precisamos aprender com a experiência que os outros têm e aplicá-la no nosso dia a dia ou até mesmo adequá-la a nossa situação; talvez até aperfeiçoá-la, conforme os interesses e necessidades”, defendeu Raduan Miguel Filho, diretor da Emeron.
“Fomos muito bem recebidos por todos que integram a Escola rondoniense, a quem fazemos um agradecimento especial. O propósito é o de buscarmos a aprendizagem, a inovação e avanços mútuos, de maneira a ampliarmos o alinhamento e a gestão da estrutura e das ferramentas disponíveis. Nesse sentido, poderemos fortalecer as nossas práticas para o aperfeiçoamento da formação e da capacitação das(os) magistradas(os) e servidoras(es) do Judiciário acreano e da prestação jurisdicional”, explicou o desembargador Elcio Mendes, diretor da Esjud.
“Trata-se de uma relação que tem se tornado cada mais consistente, com a cooperação recíproca e alinhamentos, o que se torna ainda mais relevante pelo fato de serem escolas coirmãs. Poderemos, nesse sentido, trocar não apenas dados e informações, mas ideias, projetos e objetivos, de maneira a aprimorar os nossos contextos formativos e práticas de gestão”, disse Lois Arruda, coordenador pedagógico da Esjud.
Entre as parcerias já estabelecidas com a Esjud está a cessão do sistema EmeronWeb, desenvolvido pelos servidores(as) de Rondônia para facilitar o gerenciamento administrativo e pedagógico. Em fevereiro, uma equipe da Emeron foi a Rio Branco fazer a instalação do sistema e o treinamento dos usuários(as) na Esjud.
Nos dias 7 e 8, os magistrados do Tribunal de Justiça do Acre ainda participaram do I Congresso Internacional de Direito Penal do Mestrado Interinstitucional UERJ/Emeron/MPRO, que foi realizado na Emeron.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron (com informações da Esjud-AC)
Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron
Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron